Alvaro Fontes pronto para os próximos episódios da temporada 2012

0
221

Texto – Junior Samurai

Vencer a IV Copa Black Belt ou à IXª Copa Prof.Sá depois da cirurgia no joelho. Era esse o caminho traçado pelo faixa-marrom Alvaro Fontes, que chegou perto na primeira tentativa, mas acabou superado na semifinal pelo duro Alison Pimentel (Evolution). “A primeira competição desse ano foi a Copa Black Belt, que em 2011 fui campeão peso e absoluto. Dessa vez levei o bronze, perdendo por 2×0, em uma luta muito amarrada. Busquei muito a finalização, mas não deu. Sem ritmo de competição. Infelizmente, não teve a categoria absoluto nesse evento devido a lotação de atletas inscritos”, disse ao MEIAGUARDA.

Na segunda competição, o lutador avançou no absoluto e mais uma vez foi parado na semifinal, agora pelo potiguar Eugênio Deladier (One Brasa). Já na categoria meio-pesado um descuido com a alimentação fez o professor da SAS-CGD ultrapassar o peso limite da divisão.”Uma semana antes da Copa Professor Sá (Norte-Nordeste) fui para Rio Claro/SP, onde tive o privilégio de treinar na academia do Ramon Lemos (Atos). Fui muito bem recebido e mudou a minha mente em relação aos treinos de jiu-jitsu. Treinei com grandes nomes do esporte como Guto Campos, Ary Farias, Ed Ramos, Leandro Brassoloto e o, muito técnico, Bruno Frazatto. Em setembro pretendo trazer o Bruno para dar um seminário aqui em Fortaleza”, conta.

“Cheguei de viagem ás 3h da manhã do sábado, dia da competição e fui coordenar a arbitragem e ajudar na organização do evento. Lutei o absoluto e ganhei a primeira luta, do mesmo atleta que me venceu na Copa Black Belt, por 11 x 0, onde consegui mostrar um bom jiu-jitsu. Perdi na semifinal para o campeão absoluto por duas vantagens a zero, em uma luta apertada. Infelizmente não consegui raspá-lo, jogando na meia guarda por baixo, quase conseguindo algumas vezes o desequilíbrio do adversário que, com mais de 100 kg, se defendeu bem, mas amarrou muito a luta. No domingo, as lutas dos atletas da faixa preta e marrom foram realizadas no começo do dia e quando comecei a alongar chamaram para lutar e, por descuido meu, comi antes da luta e não deu tempo para bater o peso. Passei a semana inteira no peso e na hora, pela primeira vez na minha vida, perdi para a balança. Bati 84 kg de quimono e o limite é de 82.300 kg categoria médio”, completou.

Cabeça fria, Alvaro não se abalou com os infortunios e tirou boas lições das derrotas.”Isso tudo serviu de lição. É muito difícil ter um bom desempenho na luta em que o atleta, além de competir, tem que arbitrar e coordenar os árbitros. Não dá para ficar concentrado, são muitas preocupações. Esses dois eventos serviram para pegar ritmo e competir forte em 2012, que é o que gosto de fazer”, fala, já de olho nos grandes torneios.”Vou manter o treinamento, que está muito bem direcionado, e esperar os resultados. A próxima batalha vai ser no Mercosul, em Buenos Aires, dias 5 e 6 de maio, pela CBJJE, onde fui vice-campeão e terceiro no absoluto em 2011″.

Para preencher com medalhas o cantinho na estante reservado para a temporada 2012, Alvinho dá continuidade ao trabalho.”Os treinos estão num ritmo excelente. Me preparo fisicamente quatro vezes na semana, com o treinamento funcional na academia Cross Gym, com o professor André Bellaguarda. Meu treino mais forte é no Clube Náutico, com os professores e competidores da equipe. Nas academias em que ministro aulas (CGD, 40 Graus e Moviment) faço muitas repetições das técnicas com um treino bastante específico, nas mais diversas situações de lutas. Não tem mistério. Além da parte física, muito jiu-jitsu, pois as competições mais importante do ano já estão em cima”, disse, sem deixar de comentar sobre a formação de base da equipe SAS.

“A Equipe SAS está crescendo muito! A nossa equipe, que é liderada pelo mestre Sazinho, tem as melhores estruturas para a prática de Jiu-Jitsu e excelentes profissionais que direcionam os treinos, sempre prezando a qualidade, que vai além dos treinos, como a ética, a moral e principalmente o respeito. A CGD tem um grande potencial, pois sua localização é excelente, uma ótima estrutura e a galera que treina lá é muito dedicada. Não pára de crescer a procura pelo Jiu-Jitsu. Puxo o treino de 12h ás 13h e de 18h ás 19h30m com o Thiago Frota, que vem fazendo seu nome no esporte e está conquistando o seu espaço através da boa conduta e dos resultados das competições”, conta.

“A equipe SAS, além do Clube do Náutico, com o Sazinho, tem filiais na academia 40 graus (Bairro de Fátima), na academia Moviment (Montese), com Prof Alvaro Fontes; academia Fighter Planet (Messejana) com o professor Herivelton; Max forma (Parangaba) com o Caio Magalhães; no SESI com o professor Paulo Cesár; Na Owner (Aldeota) com o Thiago Maia; na faculdade Católica (Centro) com o Robson Sá; no Eusebio com o Romulo Vallati; na Easy Fitness (Aldeota) com Zé Mota, na academia Dunas (Praia do Futuro) com o professor Nycolas Falcão e outras filiais fora de Fortaleza, como em Beberibe com o prof. Bruno Thé, no Juazeiro do Norte com o prof. Vitor; em Ipu com o prof. Mizael, em Cascavel com o prof. Tioba; Teresina/PI, Centro de Treinamento Garra, com o prof. Ginkles. Nos Estados Unidos com Guybson Sá, Daniel Beleza, Daniel Pires e Reginaldo Gurgel. A equipe não pára de crescer”, concluiu.

“Gostaria de agradecer primeiramente a DEUS, meu Senhor e Salvador; à academia CROSS GYM e ao meu preparador físico André Bellaguarda; ao mestre em psicologia esportiva Ricardo Angelo; ao meu ortopedista Dr. Hildemar Queiroz; ao Governo do Estado do Ceará (Secretaria do Esporte); às academias CGD, 40 GRAUS e MOVIMENT; ao mestre Sazinho; a Federação de Jiu-Jitsu Olímpico do Estado do Ceará – FJJO-CE; a todos os meus alunos e parceiros de treino da equipe SAS; aos meus irmãos; a Raquel Amora, minha namorada, por todo suporte e incentivo; ao site MEIAGUARDA pelo espaço de sempre e por ajudar no crescimento do Jiu-Jitsu; e a todos que torcem pelo meu sucesso. Muito obrigado! Osss”.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.