Muhammad Ali, maior boxeador da história completa 70 anos

0
226

Texto – Junior Samurai

Maior boxeador da história, Cassius Marcellus Clay Jr. ou Muhammad Ali comemora seu 70º aniversário. Nascido aos 17 de janeiro de 1942, em Louisville, Kentucky, Cassius Clay sempre foi bom de briga, dentro ou fora do ringue. No quadrilátero abiscoitou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1960, em Roma, e aos 22 anos, bateu Sonny Liston, se tornando
o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados da história.

Ativista, se juntou ao grupo islamista Nação do Islã, liderado por Malcolm X, e adotou o nome islâmico Muhammad Ali. Se recusou a lutar na guerra do Vietnã, em consequência disso, acabou preso e banido do boxe.  “Eu não tenho nada contra os Vietcongues… Eles nunca me chamaram de preto”, disse na época.

Com apelações no tribunal, conseguiu voltar aos ringues em 1971, mas acabou derrotado por Joe Frazier. Porém, conseguiu retomar o título mundial ao nocautear George Foreman, no oitavo assalto de uma luta épica, entitulada “luta na selva”, realizada no antigo Zaire, hoje República Democrática do Congo. Em 1975 deu o troco em Joe Frazier, obtendo a vitória do 15º round, por nocaute técnico.

Ali parou de lutar em 1981 e desde 84 sofre de “Mal de Parkinson”, doença neurológica que ataca pessoas que sofreram algum impacto forte na cabeça. Parabéns Gigante!

Confira os melhores momentos da carreira de Muhammad Ali:

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.