Texto e Fotos – Junior Samurai
O primeiro dia de disputas do Open Maracanaú foi um colírio para os olhos dos fãs do bom Jiu-Jitsu. Um deles, o prefeito de Maracanaú, José Firmo Camurça, apreciador de um bom confere na arte suave.
Na principal categoria do torneio chancelado pela CBJJ, combates para agradar a gregos e troianos.
Na semifinal do absoluto preta, Helio Mourão traçou uma estratégia para frear o jogo de Bruno Ramos, e conseguiu. O aluno de Pirillo Roriz venceu o potiguar e foi para final contra o pernambucano William Martins, que superou Davi Romcy.
No derradeiro confere, William vinha perdendo para Helio, até o minuto final, quando tentou uma raspagem, mas não completou o giro, terminando em pé e nas costas de Helio. No centro da área de luta, o fiel escudeiro de Zé Radiola, fez a manobra certa e colocou os ganchos, computando quatro pontos pela pegada de costas. Vitória definida e 2 mil reais no bolso.
Ainda na graduação maior, Almir Junior ficou com o ouro do médio e Davi Romcy finalizou Paulo Sérgio com um estrangulamento na final da da categoria pesado.
Na faixa-marrom, Romulo Leandro (DBK) foi o melhor da pesadissimo, Lincoln Guimarães (Nova União) levou o médio e Ramon Fernandes (Brasa) venceu no leve.
Vice-líder do Ranking Faixa-Roxa, Marcelo Marques (MG) não deu bobeira e diminuiu a vantagem de Yan Pica-Pau, com o título no peso leve.
Já Robson Sá (SAS) usou e absou de sua guarda X, para ser o mais eficiente do médio, enquanto Bebeto Liveira (Garra Fight) tirou qualquer dúvida sobre a sua condição de melhor do peso pluma.
Na faixa-azul, Helder Alencar (Nova União), que vinha só batendo na trave, dessa vez acertou em cheio no peso leve. O aluno de Guilherme Santos, foi rápido no gatilho e logo pegou as costas de Diogo Nunes (HC) para finalizar o embate com um mata-leão.
Também fizeram bonito nos tatames, Thiago Medeiros (Evolution) campeão no pluma e Vicente Aguiar (MG), o chefe do pesado.
Na faixa-branca, o líder do Ranking MEIAGUARDA, dominou mais uma vez o peso leve. Na final, o maranguapense superou Rodrigo Bastos por 4 a 0.
Outro que mandou bem na graduação inicial foi Paulo Everton (Gracie Barra), campeão no super-pesado.
A competição segue neste domingo, com os absolutos adulto e categorias juvenil, infanto-juvenil, infantil e mirim.