Texto – Junior Samurai
Fotos – Gustavo Nunes
Se você está sempre ligado no MEIAGUARDA, deve saber que esse repórter não esteve na 1ª Copa Arte Suave, realizada no dia 23 de março, no ginásio da UFC, porque foi escalado para fazer a cobertura do UFC Natal, que ocorreu no ginásio Nélio Dias, na capital potiguar, na mesma data do já citado torneio.
Como não presenciou os combates, o editor do seu site predileto de Jiu-Jitsu apenas destacou os campeões com informações colhidas com os mesmos.
Com disputas apenas nas faixas branca, azul e roxa, os novos talentos brilharam e faturaram passagens aéreas para o Mundial da CBJJE, que rola no mês de agosto em São Paulo.
Melhor faixa-roxa de 2013 e atual líder do Ranking MEIAGUARDA, Marcelo Marques (Luta pela Vida) comandou os trabalhos na graduação, vencendo o absoluto e a divisão pena/leve.
Outros que fizeram bonito foram Eduardo Augusto (Ribeiro JJ) campeão no pesado/super-pesado, Pedro Jordão (Evolution) melhor do pesadissimo e Carlos Junior (MG) ouro no galo/pluma.
Na faixa-azul, o piauiense Felipe Royce, que sempre manda bem nos tatames competitivos, levou mais um ouro para o quartel general da Orions/Nova União em Teresina. O aluno do Major Tank Oliveira venceu o aberto e ficou com o bilhete aéreo para lutar na Terra da Garoa.
Ainda entre os azuis, Gilberto Mamuth (DBK) passou pelo forte Vicente Aguiar (BTT) na final do pesado/super-pesado, enquanto Jardel Dantas (Evolution) foi o chefe do pesadissimo e Thiago Ferreira foi o mais eficiente do galo/pluma.
Uma das primeiras lições do Jiu-Jitsu, é jogar pra frente, sempre em busca da finalização, mas o piauiense Carlos André exagerou no aprendizado e na competição com chancela da CBJJE, obrigou dez adversários a batucarem. O aluno de Eduardo Oliveira da Gracie Barra-Campo Maior arrancou aplausos da arquibancada e beliscou as medalhas de ouro no absoluto e na categoria pena/leve, também garantido cadeira no vôo rumo ao principal certame da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.
Como de costume, surgiram atletas habilidosos na faixa inicial, como Diego Alves Costa (Marcos Moreno), que foi o grande nome da pesado/super-pesado e Átila Constantino (Hikari), que foi imbatível no médio/meio-pesado.
No juvenil, Victor Hugo Costa (DBK) com sua vasta técnica de raspagens, levou o absoluto e o pesado/super-pesado da faixa-azul.
Na mesma graduação, Gabriel Sousa (Gracie Barra) que foi superado na semifinal do aberto, retornou as áreas de luta e fechou o pena/leve com o companheiro de equipe, Huncas Medeiros.
Já na faixa-branca, Marcelo Florentino (DBK) foi o mais corrosivo, oxidando todos os oponentes do absoluto e do pena/leve.
Entre as meninas, Desiree Silva Souza (Gracie Barra) venceu o branca leve e Pamela Caroline, também da Gracie Barra, ganhou no peso leve e no aberto branca/azul/roxa.
No master, os destaques foram o lutador de MMA Paulo Vira-Lata (Nova União) que manteve sua rotina de triunfos ao vencer o pena/leve azul, além de Edilson Carioca (SAS) campeão no pena/leve roxa e Kolbison Carneiro (DBK) ouro no médio/meio-pesado branca.