Veja quem dominou os absolutos do Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu Profissional

0
240

Texto – Junior Samurai

O Campeonato Panamericano de Lutas Profissionais elegeu seus novos bichos-papões, nesse fim de semana, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

No absoluto preta leve, o campeão foi Talison Soares, alíás bicampeão. Na grande final, o líder da CheckMat Areia Branca e seu Jiu-Jitsu arisco prevaleceram contra o não menos perigoso Marcelo Oliveira, aluno de Rodrigo Aleixo, que resistiu e escapou do infalível triângulo de Talison. Quando o mesário apitou o final do tempo o placar marcava 2 a 1 para o areiabranquense, que vibrou e muito com o título. “Ele é muito duro, é dificil resistir meu triângulo e ele se livrou de dois, mas consegui vencer. Agora com esses pontos, acho que chego perto da liderança”, disse o faixa-preta, se referindo ao Ranking MEIAGUARDA, onde realmente encostou de vez no líder Herico Hesley.

Já no aberto pesado, o megacampeão Vinicius Marinho aumentou sua coleção de vitórias ao vencer a divisão depois de passar por Jollyson Francino (Zero) por uma vantagem.

Na faixa-marrom, Yan Pica-Pau faturou o único título que faltava em sua galeria. O faixa-marrom da Gracie Barra superou Romualdo Lucas (Zero) e conquistou o absoluto leve da sua graduação.

Outro que mandou bem na divisão marrom foi Chaise Olimpo (SAS) que no finzinho do duelo encaixou uma chave de pé em João Paulo Sousa (SAS) e marcou o ponto que precisava para vencer o aberto pesado.

Seguindo na caça pelo ouro, Marlus Salgado desde o inicio do embate contra Alef Brito jogou por baixo. O faixa-roxa da SAS insistiu na raspagem, enquanto Alef tentou em vão obter a passagem. Numa dessas persistências de Marlus, ele laçou a perna do oponente com a lapela e fez um movimento mirabolante para inverter o jogo. A manobra valeu a vantagem que definiu o imbróglio.

No absoluto pesado, José Valber (Darcio Lira) conseguiu parar o brutamontes e número 1 do Ranking MEIAGUARDA, Pedro Jordão (Evolution) por 6 a 0.

Na faixa-azul, Wilson Neto e Felipe Trindade fecharam o aberto pesado para a Garra GFTeam.

Enquanto, Mathias Luna (CheckMat-RN) e Thiago Ferreira (Evolution) protagonizaram um combate movimentado e que foi decidido nos detalhes para o potiguar.

Entre os iniciantes, João Paulo Sousa foi o destaque. A fera da Gracie Barra Bravo venceu João Paulo Batista (CheckMat-RN) na disputa final do absoluto pesado.

No aberto leve, Francisco Galdino e João Victor Moura da CheckMat-RN fizeram um partida amigável e o ouro ficou com o primeiro.

As categorias livres também entraram no juvenil, e Victor Hugo (DBK) abocanhou o aberto azul pesado, depois de finalizar Hallyson Moreira com um armlock.

No leve, o filho de Elinor Batista, Israel Sousa foi o melhor após quatro lutas. Maratona recompensadora para o principal nome da faixa-azul juvenil das Américas.

Campeão na divisão pesado, Luiz Fernando Augusto também foi supremo no aberto pesado e bateu Hugo de Oliveira (Evolution) com uma americana.

Já no absoluto leve, Vinicius Breno (Martins) acabou a batalha contra Leonardo Oliveira (QG da Luta-PI) com um estrangulamento norte/sul.

As meninas da arte suave mostraram desenvoltura e técnica, sem perder a ternura.

A judoca Gyslene Almeida (Zero) usou seu arsenal de quedas para vencer Monalisa Bastos (Evolution) na final do aberto marrom/preta.

Enquanto, Lindacy Artulino (GFTeam-PE) esperou o momento certo para raspar Eline Brandão (Garra GFTeam) e levar o absoluto azul/roxa.

Já Barbara de Oliveira e Rafaela Fernandes fecharam a divisão maior para a Hallavanca-PB, time capitaneado por Helder Medeiros, o Bob Esponja.

No juvenil, a mais leve Ana Luiza (QG da Luta-PI) e sua guarda enjoada, surpreenderam a excelente atleta Camila Bernardo (Gracie Barra-Parnamirim). Sempre trabalhando com a guarda fechada, Luiza acabou fisgando o ouro da graduação celeste depois de um ataque no braço, que valeu um ponto, contagem que definiu a peleja.

Na faixa-branca, Desiree Sousa (Gracie Barra Bravo) venceu Tamires Tavares (QG da Luta-PI) no último confronto do aberto.

Os veteranos também se apresentaram na maior competição realizada em solo nordestino, e o grande nome foi Helio Mourão que como ele mesmo disse aproveitou todas as chances no inicio da luta e venceu o duro Bruno Ramos (Gracie Barra-Parnamirim) por 11 a 2, na finalissima do absoluto preta master.

Já Cristiano Alencar (Ribeiro JJ) finalizou Daniel Pedrosa (SAS) no derradeiro combate do aberto marrom. O aluno de Guilherme Cajú fez a galera batucar em cinco das seis lutas que realizou no evento.

Outro que assombrou no master, foi Juscelino de Sousa (Zero) que conseguiu superar o maior nome da faixa-etária, o sempre pressão Rui Carlos da Garra GFTeam.

Na faixa-azul, Marcio Oliveira (Gracie Barra) pegou Danilo Soares (GC-Pepey) na colisão decisiva do absoluto.

Ainda podemos enfatizar as performances de Heberth Viana (Garra GFTeam), que venceu Cristiano Pantanal (Carlson Gracie) no absoluto preta sênior.

Marco Moreno (Gutenberg Melo) e sua cabeleira estilo Boogie Oogie, como sempre o melhor no roxa sênior.

E Lessandro Castro (Garra GFTeam) que finalizou Cecilio Fonseca (Hallavanca-PB) com uma americana e ainda foi promovido para à faixa-preta no pódio de premiação.

Na contagem final, a grande campeã foi a SAS.

Os campeões nas categorias vão ser destacados na matéria desta segunda-feira.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.