Texto – Junior Samurai
O VIII Open Fortaleza encerrou a temporada de competições de Jiu-Jitsu válidas pelo Ranking MEIAGUARDA em 2014 e não faltou emoção no ginásio Aécio de Borba, na capital cearense.
Entre os destaques, Helio Mourão venceu no adulto e no master. O atleta da Gracie Barra arrastou uma penca de medalhas de ouro, incluindo super-pesado adulto e master, além do pesadissimo e do absoluto master. Com as façanhas, o aluno de Pirillo Roriz ficou com o título de melhor faixa-preta master do Ranking MEIAGUARDA.
Ainda na graduação maior, Denis Chokito (DBK) teve que superar Lucinaldo Timótio em duas oportunidades para ficar com o ouro no peso médio.
Já Talison Sores não teve oponentes. Literalmente. O potiguar entrou sozinho no adulto e ficou com ouro leve e o absoluto. Uma surpresa, já que Fortaleza é a cidade que conta com inúmeros faixas-pretas.
Na faixa-marrom, a BTT definiu as posições no pódio do aberto pesado com Aloisio Junior ficando com o primeiro lugar, Sydney Medeiros com o segundo posto e Gilvan Gomes na terceira colocação.
Robinho Sá assegurou o título de melhor faixa-marrom do Ranking MEIAGUARDA 2014, com um ouro na categoria médio.
O nome da faixa-roxa foi Jonas Bruno, da DBK, que venceu o peso médio e o absoluto pesado.
Segundo colocado no absoluto pesado e primeiro no pesadissimo, Pedro Jordão (Evolution) conquistou o troféu de melhor faixa-roxa do Ranking MEIAGUARDA 2014.
No aberto leve, Cícero Sebastião (Kimura/Nova União) foi o campeão, façanha repetida no peso pena.
Seguindo com a farra de conquistas, os kimurenses Italo Aprígio e Denys Ricardo dominaram os absolutos leve e pesado, respectivamente. Dennys ainda foi o melhor do pesadíssimo.
Nas outras graduações, Wilson Neto (Garra GFTeam) mostrou um jogo completo – e muito bem ajustado, para vencer o super-pesado. Na hora de receber a medalha, o filho de Elinor Batista foi promovido pelo pai à faixa-roxa.
Igualmente campeões, Thomas Daniel (HC) foi o mais eficiente do peso pena, Joab Oliveira (BTT) foi o melhor do peso leve e Gilberto Mamuth (DBK) garantiu a condecoração dourada da categoria pesado.
Na faixa-branca, João Paulo Sousa fechou sua campanha em 2014 com mais dois ouros. O atleta da Gracie Barra Bravo levou o peso pena e o absoluto leve, ficando com a estátueta de melhor faixa-branca do Ranking MEIAGUARDA 2014.
Ainda com chances de conquistar o título do concorrido prêmio, Kelton Rocha obteve duas medalhas de prata e um ouro. Os galardões prateados vieram no absolutos leve e pesado, além da insígia dourada no peso leve. As somas não chegaram ao número 1 da listagem, mas colocaram o atleta da SAS como segundo colocado da classificação.
No juvenil, Victor Hugo (DBK) sobrou no pesadíssimo e no aberto pesado.
Já Israel Souza (Garra GFTeam) mostrou que está impossível e brilhou na categoria leve.
Enquanto o piauiense Mauro Gonzalez (Heleno Maia) subiu no lugar mais alto do pódio no aberto leve e ficou com a prata no peso leve.
Entre os brancas, o potiguar Luiz Fernando Augusto (CheckMat) perseverou em busca do título do Ranking MEIAGUARDA e conseguiu. Com as vitórias no super-pesado e no absoluto pesado, o atleta natural de Tibau (terra do UFC Gleison Tibau) alcançou o primeiro lugar do concorrido prêmio do Jiu-Jitsu nordestino.
No master, destaque para o valente Régis Lima Wellington, que finalizou seu ponente com u triângulo na final do peso leve da faixa-preta.
O faixa-roxa Henrique Barbosa (DBK) campeão no peso e no absoluto.
Além de Isaac Lasfir (Kimura/Nova União) que triunfou no meio-pesado, pesadissimo e ainda abiscoitou a medalha de prata no aberto. Tudo para isso, para ganrantir o lugar no G-4 do Desafio Ranking MEIAGUARDA.
Rei da consistência em 2014, Vagner Cordeiro acumulou mais uma vez um montão de medalhas na azul, e comemorou o tíulo de melhor atleta master de 2014 no Ranking MEIAGUARDA.
Entre as equipes, a grande campeã foi a SAS, seguida da DBK, Kimura/Nova União, Gracie Barra e Garra GFTeam.