Texto e Foto – Junior Samurai
Renzo Gracie esteve em Jacarta, na Indonésia, no último sábado. O faixa-preta radicado em Nova York acompanhou seu primo Rolles Gracie, na luta contra Bob Sapp, pelo evento One FC. Rolles usou os socos para definir a luta a 1min18s do primeiro round.
Por lá, o faixa-preta 6º Dan concedeu uma entrevista ao site mmamania.com, onde falou sobre o Jiu-Jitsu de Helio Gracie ao atual, que não para de evoluir.
Jiu-Jitsu segredo de saúde e vitalidade
“Não me surpreende onde o Jiu-Jitsu esta, porque eu sempre pensei que ia ser grande. Nós não estamos no esporte de combate, mas no esporte de confiança e de melhorar as vidas das pessoas, não há limite para isso, é interminável. Na minha vida eu ainda vou assistir o Jiu-Jitsu crescer muito mais e temos muita sorte de ter uma federação que organiza competições inacreditáveis e empurrando Jiu-Jitsu a um nível muito alto, tudo graças ao meu tio Carlos Gracie Jr, que organizou competições e ajudou a levar o Jiu Jitsu para fora do Brasil”.
O Jiu-Jitsu não vai parar de se desenvolver nunca
“Acho que Jiu Jitsu está em constante evolução, nunca será o que o meu tio-avô tinha esperado, porque ele não podia ver o futuro e sua educação era no passado. Se você perguntar para o meu neto daqui a 50 anos você provavelmente terá a mesma resposta, porque eu não posso prever o futuro também. Mesmo que eu sonhe que isto vai ser o maior esporte, já não posso imaginá-lo porque o meu coração e minha alma estão presos no passado e eu acho que a mesma coisa aconteceu com o meu grande tio Helio, ele não poderia imaginar o Jiu Jitsu no caminho que é hoje, porque ele foi criado em uma pequena cidade no Rio e ele sempre pensou em uma maneira muito provinciana, uma maneira pequena. Ele nunca poderia ter imaginado como o Jiu-Jitsu iria crescer, seria como tentar descrever a internet para ele”.