A análise de erros e acertos nas lutas da 1ª Copa Terra dos Monólitos

0
221

Texto e Fotos – Junior Samurai

No Jiu-Jitsu, a vitória e o infortúnio estão lado a lado, por um mero detalhe o lutador pode perder o combate que já estava ganho. O MEIAGUARDA sempre atento ao ensino da arte suave para evoluir nosso atleta/leitor, foi atrás de um bom treinador para que ele apontasse os erros e acertos em três imagens registradas na 1ª Copa Terra dos Monólitos, competição realizada no último domingo, dia 29 de janeiro, em Quixadá,, no Sertão Central do estado do Ceará.

Assimile os conselhos dados pelo faixa-preta 2º Dan Burton Deyves, líder da Brasa-Ceará, e treinador que comanda um time com mais de 500 atletas, todos devidamente registrados na CBJJ. Vale lembrar que a analise é feita segundo a foto, e não com o que ocorreu durante a luta.

CERTO – O atleta de kimono branco acertou quando deixou o braço que está preso ao triângulo do mesmo lado do ataque, pois com isso permitiu ao mesmo, que pudesse baixar o queixo e impossibilitar a compressão da circulação por seu braço. Claro que deixando a musculatura do pescoço contraída o tempo todo.

ERRADO

1° O atleta de kimono azul errou quando não puxou o braço do atleta de kimono branco para o lado, para que pudesse exercer uma pressão com o triângulo sobre o pescoço e o braço do atleta de kimono branco.

2° O atleta de kimono branco errou quando baixou a cabeça e elevou o quadril para ficar de pé, facilitando o encaixe do golpe.

CERTO

1º Foi acertada a intenção do atleta de kimono azul em colocar sua mão em baixo da perna do atleta de kimono branco, pois ele poderia raspá-lo.

2º O atleta de kimono branco complicou a movimentação de ataque do atleta de azul, quando abraçou a cabeça do atleta que lhe atacava, quando montou uma base com o pé direito e quando seu ombro esquerdo pesa sobre a perna direita.

ERRADO

1º O atleta de kimono azul encaixou o triângulo, mas permitiu que o atleta de kimono branco abraçasse sua cabeça e levasse o joelho da perna direita para próximo de seu rosto, dificultando assim a finalização.

2º Percebi que o atleta de kimono azul não puxou o braço do atleta de kimono branco, com isso não tendo como comprimir as artérias da circulação com o braço do mesmo.

CERTO

1 º O atleta de kimono azul acertou quando afundou o ombro direito pesando sobre o atleta de kimono branco, que atacava de armlock, para que facilitasse a retirada do braço preso.

2º O atleta de kimono branco acertou quando pegou na região do triceps do braço direito do atleta que defendia o armlock, pois poderia evoluir para uma chave de omoplata, caso o atleta que defendia o golpe, retirasse o braço preso.

ERRADO

O atleta de kimono branco não ajustou o armlock, na ocasião em que não colocou os joelhos juntos e permitiu que o atleta de azul colocasse o peso em suas pernas.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.