Texto – Junior Samurai
O faixa-preta de Jiu-Jitsu, Jonatas Novaes mostrou no Chicago Winter Open, evento da IBJJF, que rolou em Illinois, no dia 3 de março, que ainda tem muita lenha para queimar. O lutador que já esta na faixa-etária master, encarou os mais novos da adulto e mandou bem. O atleta da Brasa foi o melhor da categoria super-pesado e do absoluto.”Então, no ano passado, lutei somente na categoria master médio, conseguindo obter sucesso e mais confiança nos campeonatos de Jiu-Jitsu. Esse ano começei com o pé direito, voltei para a categoria adulto e no Chicago Winter eu entrei para ajudar a minha equipe Brasa somar pontos para alcançar o titulo, e como não tinha ninguém na médio adulto, eu fui para a super pesado e depois no absoluto, onde graças a Deus, me sagrei campeão das duas categorias, fazendo excelentes lutas contra duros adversários”, disse ao MEIAGUARDA.
Os ensinamentos da competição na cidade dos ventos:
“Aprendi que mesmo com o peso inferior, da para obter sucesso contra os mais pesados e fortes”, contou o atleta que é fã da meia-guarda.
Fortaleça o lombar e trabalhe saídas de quadril para ficar com a meia-guarda afiada
“Trabalho muito a preparação física, treino de crossfit, gosto de correr e treino específico de Jiu-Jitsu em todas posições, mas como muitos sabem, a posição que me mais me destaco e me sinto mais confortável na arte suave é a meia-guarda. Até se o Roger Gracie cair nela, ele vai ser raspado, mesmo que ele me pegue no estrangulamento na montada depois.(risos). Mas deixando de lado a brincadeira, eu desenvolvi muito na meia-guarda devido ao professor Jamelão que é um dos mestres na meia, e agora me sinto muito bem na passagem de guarda também devido estar treinando á um bom tempo com o professor Rodrigo Comprido, que sempre tem algo bom para acrescentar no meu jogo”.
“Uma dica importante, que vai ajudar muito no desenvolvimento da raspagem da meia-guarda é trabalhar saidas de quadril com explosão e tem que estar com o lombar forte, assim você vai raspar adversários de qualquer peso”, ensina Jonatas.
Veja os últimos quatro minutos da final do absoluto do Chicago Winter, em que Jonatas Novaes trabalha sua meia-guarda contra Adem Redzovic.