Foto: Mike Calimbas
Renomado professor e atleta, Bruno Bastos é daqueles campeões que sempre estudam o Jiu-Jitsu dentro e fora dos tatames, seja na parte mental ou técnica.
Com uma carreira recheada de medalhas de ouro da IBJJF, que contém títulos do Mundial e Pan-Americano, Bruno vai destrinchar cinco conceitos para você lidar com a derrota e melhorar constantemente no Jiu-Jitsu.
“É preciso entender que você não compete para provar algo para alguém”, destaca Bruno, ao explicar um dos primeiros passos para o praticante de Jiu-Jitsu lidar com a derrota.
A seguir, ele detalha cincos caminhos para você driblar a derrota e voltar mais forte na próxima competição.
No fim, o faixa-preta da LEAD BJJ ainda mostra um posição exclusiva do seu jogo: a raspagem da meia-guarda.
1. A derrota vai acontecer
“Aceitar que em algum momento você vai perder, pois nenhum competidor escapa disso”.
2. Não tente provar nada
“Entenda que você não está competindo para provar algo para alguém, mas porque você está desenvolvendo suas qualidades como pessoa. Afinal, a vida é uma competição”.
3. Sua família vai te apoiar sempre
“Lembre-se que, quem te admira, seus verdadeiros amigos e familiares queridos, estarão ao seu lado, independente de vitória ou derrota”.
4. Analise sua derrota[
“Entenda a derrota: você pode perder por erro técnico, falta de concentração, estratégia errada, dieta errada, falta de periodização do treinamento ou over training. Sim, simplesmente o seu adversário pode ser melhor que você naquele dia”.
5. Use a derrota para você ser melhor
“Não se esqueça: se você não perdesse nunca, por que a vitória seria tão especial? Na historia, quantas pessoas de extremo sucesso, dentro e fora do esporte, ‘aproveitaram’ a derrota como marco no crescimento delas, para se tornarem o sucesso que são? A derrota pode fazer sua jornada afundar ou ser grandiosa. Você decide o que a derrota faz com você”.
Estude a raspagem de meia-guarda de Bruno Bastos: