Texto – Junior Samurai
Fotos – Alano José e arquivo pessoal dos atletas
Com quase 300 inscritos, rolou no último domingo no bairro Maraponga em Fortaleza, a 1º Etapa do Circuito Combate de Jiu-Jitsu.
A competição reuniu grandes feras da arte suave cearense no Ginásio José Estanislau e o grande nome do evento foi Talison Soares, que levou o absoluto faixa-preta ao bater Berg Barbosa e Italo Gonçalves. Com o resultado, o atleta da Checkmat largou na frente no Ranking MEIAGUARDA. Se Talison vencer o concorrido prêmio nesta temporada, ele chega ao tetracampeonato e vai entrar pro Hall da Fama do Jiu-Jitsu cearense.
Outros que mandaram bem na faixa-preta foram Hermes França (campeão do meio-pesado adulto);
Aloisio Junior que abocanhou três ouros, sendo um no absoluto master e mais dois no superpesado adulto e master.
Rafael Gárgula (GC-Pepey) foi o melhor do médio master.
Enquanto Almir Jr (Soul Fighters/DGT) superou Leandro Silva na final do peso leve master.
No sênior, Apolinário Gigante voltou a competir e mostrou que ainda tem muita lenha para queimar. O faixa-preta da GC-Pepey foi o vencedor da categoria superpesado.
Já Blasco Luiz mostrou superação. Derrotado no superpesado por Iranildo Gigante, o potiguar da Checkmat venceu Napoleão Cavalcante no derradeiro combate
do absoluto.
Na faixa-marrom, Emerson Melo (Nova União) finalizou Vicente Aguiar (AJ) com um estrangulamento na final do aberto. Antes o sobralense também encerrou o combate contra Jecton Panda (Soul Fighters) finalizando. No pega final do peso médio, o fiel escudeiro de Herico Hesley aplicou um justo armlock pra ficar com o título.
Entre os roxas, Davi Carlos foi o grande vencedor, após faturar ouro duplo no peso leve e no aberto.
O peso leve foi de Pedro Braga, da Cicero Costha. A prata ficou com Lucas Domingos (BD Team).
Na categoria pesado, a fera Junior Farias (GFTeam) voltou a comemorar. O vice foi de Daniel Lima da Game Fight Russas e o terceiro posto de Mairton Nascimento (Checkmat).
Gleyson Dieb deixou toda a ZR Team radiante de felicidade, ao finalizar seu adversário com uma chave de pé reta na finalíssima do meio-pesado.
Já no pesadíssimo, a revelação Davi Silva (ZR Team) comandou as ações e garantiu o lugar mais alto do pódio.
Seguindo ainda com os roxas, Lucas Silva (Cicero Costha) venceu Pedro Armando (Nova União) por uma vantagem no peso pena.
Os celestes também fizeram bonito e quem se destacou mais foi David Robson (SAS) campeão peso e absoluto.
O melhor dos penas foi Jaime Carlos (MG), com Gabriel Dylon (AJ) levando a prata para casa.
No peso leve, Lindisney Lima (Gracie Barra) foi o grande vencedor, após final contra Edvando Junior da Checkmat.
O super-pesado foi do azul juvenil Macksuel Maciel, que na disputa do ouro venceu Francisco Charles (HC).
Para encerrar os azuis, Diego Cordeiro e Danilson Fernandes fecharam a categoria meio-pesado para a Nova União.
Na faixa-branca, o terceiro colocado no Ranking MEIAGUARDA 2016 Master, Robson Roberth venceu o jovem Jonh Lenno. O grande lance da luta foi quando Robson derrubou e
ganhou a meia-guarda. O atleta da Global Fight ainda levou a divisão meio-pesado.
Ainda entre os iniciantes Ramon Rodrigues (MG) cravou 9 a 0 no placar para triunfar no peso galo.
E Jonh Lenno Costa, pupilo do renomado faixa-preta Lucinaldo Timotio, aplicou um estrangulamento em seu oponente para garantir a condecoração dourada do peso pena.
Pelo juvenil, momento superação de Nayron Icaro. O representante da equipe AJ foi derrotado na categoria pesado, mas não se deu por vencido e foi atrás no absoluto.
Na divisão livre ele deu a volta por cima e bateu o campeão pesadissimo, Macksuel Maciel (Checkmat) na grande final.
Destaque também para a dupla de futuro da Nova União, Guilherme Cordeiro e Maicon Dantas, campeões no peso galo e no leve.
Já na faixa-branca, merece a ressalva o campeão do peso pena, Victor Silva da Checkmat Pacajus.
Entre as meninas, Janaina Maia e Alinny Moraes lutaram duas vezes no torneio. Primeiro na final do peso médio, onde Alinny venceu por uma vantagem e depois no último duelo do absoluto azul/roxa. Nessa feita, Janaina deu o troco e finalizou com um estrangulamento para ficar com o título.
Na faixa-azul Gisleine Morais (Checkmat) finalizou Karol Mendes (Cicero Costha) com uma americana no confronto final do peso leve.
Aluna de Talison Soares, Alana Nepomuceno (Checkmat) foi a número 1 no pesadissimo e nop aberto faixa-branca.
A criançada compareceu em bom número, e Serginho Emanuel (BD Team) que foi vice-campeão no Ranking MEIAGUARDA 2016, largou na frente na classificação 2017.
Outro que tratou de se adiantar foi Francisco Kelvin (Cicero Costha), já mirando o bicampeonato.
Também de olho no concorrido prêmio, Samuel Falcão que acumula dois vice-campeonatos, também acelerou logo na primeira curva e tomou a ponta da tabela com o ouro duplo
na faixa-marrom.
Seguindo com os determinados, Pedrinho Dias (GC-Pepey) também brilhou e arrastou as medalhas douradas no peso leve e no aberto roxa.
Mesmo foco de Diego Silva, que perdeu uma das pernas quando foi abalroado por um carro no ano de 2010, mas não ficou apenas lamentando a fatalidade. Sacudiu a poeira e
foi à luta, literalmente. No Circuito Combate, ele deu mais uma vez no tatame uma senhora aula de superação, técnica e garra, ao beliscar ouro duplo na azul master.
Brilharam também na azul master, Gleyson Anderson e Reginaldo Rodrigues. Os atletas da Gracie Barra mandaram bem e conquistaram muitos pontos no Ranking MEIAGUARDA.