Texto – Junior Samurai
Fotos – Glaudius Natal – Copa RN
O ginásio da Sagrada Família, em Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco da Copa RN de Jiu-Jitsu, no último fim de semana, e uma constelação de astros marcou presença nas áreas de luta.
Na faixa-preta o destaque foi a dupla da Gracie Barra Parnamirim, Renato Costa e Bruno Ramos. Os destemidos lutadores fecharam o absoluto adulto e repetiram a dose no master. No adulto, Renato ficou com o ouro e Bruno com a prata, já no master eles invertaram as posições.
O incansável Bruno Ramos, ainda faturou o peso médio, enquanto Talison Soares foi o melhor do leve e Thiago Barreto soltou seu famigerado triângulo para vencer no pena.
O lugar mais alto no pódio do aberto na faixa-marrom foi ocupado pela Gracie Barra, onde o potiguar Gian Carlos fechou a divisão com o pernambucano Rodrigo Mendes.
Ainda na graduação marrom, Breno Novaes (Kimura/Nova União) dominou a categoria pesado, William Xavier (Nova Aliança) foi o mais eficiente do meio-pesado e Felipe Lopes (Kimura/Nova União) faturou o peso leve.
Já na faixa-roxa, João Paulo Fernandes fez a lição de casa e confirmou o primeiro lugar no absoluto. Completaram o pódio, Jocelin Neto (Kimura) e Robson Sá (SAS), que venceu o peso médio.
Nas outras categorias foram manchete, Jonh Rossy (kimura), o mais rápido do peso galo, Jonh Lenno (Kimura) campeão no leve e Jonas Thomaz (Carlson Gracie) ouro no super-pesado.
Jair Raphael da Ribeiro JJ venceu três lutas para levar o ouro no peso pesado, e só foi parado na final do absoluto, pelo duro Genival Junior (Kimura).
Na faixa-branca, Ithalo Henrique, aluno muito disciplinado e focado de Thiago Barreto, venceu o meio-pesado e o aberto, entrando no G-4 e embolando de vez o Ranking MEIAGUARDA.
Outros que mandaram bem entre os iniciantes foram os irmãos Luna, Matias e Matheus, que dominaram o peso pena e o leve, respectivamente.
No juvenil azul, quem arrancou aplausos foi Matheus Felipe “Tá Danado” da Kioto que arrastou o absoluto e o pesadissimo. “Campeonato de alto nivel em Natal, sempre precisamos de competições assim aqui no estado para cada vez mais fortalecer o nosso Jiu-Jitsu. Que Venha o Nordeste Open”, disse a fera.
Já Bruno Lennon (Garra GFTeam) foi o mais corrosivo do super-pesado e Igor Almeida (Gracie Barra) reinou no pluma.
Já na faixa-branca, Mauricio Curisco (SAS) ganhou no peso galo e Davi Araujo (BTT) fez estragos no leve.
Entre os atletas com mais de 30 anos, os principais dinossauros da arte suave na competição foram Williams Barbosa (Gracie Barra), o mais justo do absoluto marrom e Jocelin Albuquerque (Kimura), que acrescentou o ouro do aberto roxa ao seu currículo.
No feminino, as concorrentes não foram páreo para Adriana Fragoso (Kimura), campeã do absoluto branca/azul, enquanto Ana Carolina Lima mostrou uma técnica lapidada no Team Link, para pendurar a condecoração dourada do aberto roxa/marrom e preta no pescoço.
Na contagem final, o título de melhor equipe da competição ficou com a Kimura/Nova União, seguida pela Gracie Barra Parnamirim e a CheckMat.