Texto e Fotos – Junior Samurai
O cronograma do Open Maracanaú chegou ao fim nesse domingo, no ginásio do Instituto Federal. A jornada foi grande e ninguém perdeu, todos venceram ou aprenderam.
Como você sabe, sagaz leitor, o Jiu-Jitsu é um esporte individual, mas desta vez não pareceu. Um exemplo, foi a final do absoluto master, entre Helio Mourão e Francelino Gonçalves, onde a torcida da Gracie Barra fez a diferença. Foi como se todos os integrantes da GB tivessem pisado juntos no tatame para ajudar o aluno de Pirillo Roriz, que vinha perdendo para o policial do Choque, por 2 a 0, mas inverteu o jogo e encerrou o pega, com um bem ajustado relógio.
Nas outras categorias, Rafael Gárcula (GC-Pepey) venceu o meio-pesado e Daniel Silveira (Ribeiro JJ) deu show no leve, dedicando o triunfo a filha Ilana Silveira.
Nos abertos da faixa etária adulto, o mais leve Ramon Fernandes (Brasa) bateu Gessy Barbosa (Gracie Barra) e Lincoln Guiomarães (Nova União) para ficar com o titulo.
Quem saiu consagrado do absoluto roxa, foi o peso pluma Bebeto Oliveira. O representante da Garra Fight superou Robson Sá (SAS) e Marcelo Marques (MG), prata e bronze, respectivamente.
Jair Raphael (Ribeiro JJ), que já havia dominado o meio-pesado, foi o melhor do absoluto azul, onde superou feras do naipe de Gean Carlos Xavier e Vicente Aguiar.
No master, destaque para Ygor Araujo (Nova União), que arrastou o meio-pesado e aberto roxa com autoridade, além de Antonio José (Evoolution) campeão no super-pesado e no absoluto marrom.
Entre a garotada, os irmãos Chryslley Kylder e Christian Johnston, fizeram a festa no infanto-juvenil super-pesado, na faixa-amarela e na faixa-branca, respectivamente.
Já no infantil, Bruno Martins (Carlson Gracie) continua pontuando no Ranking MEIAGUARDA. O pupilo de Lucas Amorim venceu a categoria galo da faixa-amarela e caminha firme para abocanhar o troféu de melhor atleta infantil de 2013.
O time da Nova União, também fez bonito no infanto-juvenil, infantil e mirim, com a trupe comandada por Cleilson Marreta.
As meninas também marcaram presença na competição com chancela da CBJJ e o grande nome foi Ana Vírginia Maia da Brasa. A faixa-azul venceu Juliana Nunes (Gracie Barra) por 2 a 0 e levou a categoria meio-pesado juvenil.
Entre as equipes, a Gracie Barra ficou com o título, seguida pela Brasa e Nova União.