Texto – Junior Samurai
Fotos – Arquivo pessoal dos atletas
O último domingo, em Sobral, foi um festim para o fã da arte suave mais ávido por boas lutas.
Com a VII Copa Sobral recheada de atletas da elite, o espectador no ginásio Plinio Correia se lambuzou com movimentos mirabolantes dos craques do Jiu-Jitsu.
Por exemplo, as exibições seguras de Wellington Freitas e de Iran Sales, que bateram seus adversários na semifinal e fecharam o absoluto faixa-preta adulto para a Nova União.
Pelas semifinais do absoluto faixa-marrom, Rafael Teófilo finalizou Clécio Fernandes com uma americana no pé e Yan Pica-Pau passou por Ivan Junior com um triângulo sem o braço preso. Os dois atletas resolveram não lutar e Teófilo ficou com o ouro.
No master, Roney Edler e Clécio Fernandes também comandaram o aberto para a Nova União.
Na faixa-roxa, Marcelo Marques da MG que já havia conquistado a categoria leve fechou o aberto com o camocinense Gean Carlos.
Nas outras categorias, Carlos Júnior foi o melhor do pluma e a MG fechou o peso pena com Leandro Lima e Rafael Portela.
Já Emerson Melo (Nova União) ficou com o ouro no médio e o bronze no aberto.
Entre os azuis, Pedro Armando não quis saber de fechar o absoluto e superou o duro Gabriel Magalhães na grande final. O aluno de Herico Hesley ainda faturou o peso pluma.
Na continuação das divisões celeste, Thalyson Araujo lutou no adulto e no juvenil, vencendo bonito em ambas, já Carlos Mendes (Nova União) triunfou no pesadíssimo, enquanto Renan Viana e Ronaldo Azevedo fecharam o meio-pesado para a Nova União.
Ainda na graduação azul, Gabriel Magalhães dominou o peso leve e Jorge Lucas (Nova União) bateu João Batista (Marcos Moreno) na finalissima da categoria médio.
Na faixa-branca, Mario Barreto (Nova União) e o companheiro de equipe Ronaldo Brandão chegaram as finais do absoluto e do pesadissimo, com Mario ficando com o ouro no aberto e Ronaldo com o primeiro lugar da categoria mais pesada.
Outros destaques foram a dupla da Nova União Thiago Mudin e Rubens Alves que fecharam o pluma, além de Ruan Torres que garantiu mais um ouro para a Nova União no meio-pesado.
No feminino, Andréia Sá (Nova União) segue bem. A faixa-branca da Nova União beliscou medalhas douradas no peso e no absoluto.
Na contagem final, a campeã entre as equipes foi a Nova União.