Texto – Junior Samurai
O ginásio do SESI em Natal, foi o palco do show que reuniu as maiores estrelas do Jiu-Jitsu nordestino, no Nordeste Open. O torneio registrou um número recorde de inscrições (1.140), em competições da arte suave no nordeste. “Recebemos os principais atletas do Estado, muitos campeões a nível nacional. Todos parabenizaram muito a estrutura que montamos, a logística, cuidados com segurança, atendimento médico e principalmente o respeito aos horários. Nunca o Estado realizou um evento de jiu-jitsu nesse porte, com essa quantidade de atletas inscritos e com essa estrutura. Estamos muito felizes e agradecemos todos que participaram e ajudaram a realizar”, comemorou Nivaldo Pereira, organizador do evento.
Nas áreas de luta não faltou emoção, os conferes foram quentes, para a alegria do público que lotou as arquibancadas, inclusive o lutador do UFC Ronny Markes esteve por lá, dando uma força para seus companheiros da Kimura.
Entre os destaques na graduação maior, o campeão do World Pro Thiago Barreto (Brasa) venceu Jamerson Santos (NineNine) nas finais do peso pena e do absoluto leve, tendo faturado dois ouros. Já André Batista da Gracie Barra foi o melhor da categoria pesado e do absoluto pesado.
Além deles, outros faixas-pretas de destaque foram o potiguar João Ramos Junior (Kimura) no peso médio e Carlos Antonio (Kioto), campeão dos leves. No master, Rafael Trigueiro (Kimura) dominou o absoluto leve e Zanilton Bezerril (Gracie Barra) foi o melhor do aberto pesado.
No absoluto pesado da faixa-marrom, o grande campeão foi Pablo Aragão, da Brasa, com Arthur Pereira (CheckMat) em segundo e Eduardo Melo (Gutenberg Melo) em terceiro. Pablo venceu também o superpesado, ao superar Walter Cayres (Allkiance).
Já no absoluto leve, o time da Kimura fechou o pódio e decidiu a distribuição das medalhas. Lucas Dantas ficou com o ouro e Alberto Rocha com a prata, enquanto Felipe Neto e Leandro Teodoro dividiram o bronze.
Entre os veteranos, o cearense Jukinha da Evolution obteve duas medalhas de bronze, uma no peso médio e outra no absoluto pesado, divisão vencida por Bruno Araujo (GFTeam).
Na faixa-roxa, dois dos grandes destaques foram da academia Kimura, o time campeão em pontos. João Paulo Fernandes venceu no pesado ao derrotar Pablo Luigi, da Dragão Team. No absoluto, João Paulo também garantiu o ouro após bater Giancarlo Almeida (Gracie Barra), campeão da categoria pesadissimo.
Jonh Lenno Dantas também ficou no topo do pódio para a Kimura em duas categorias, no pena e no absoluto leve. Na final do pena, o potiguar acabou vencendo o cearense Yan Pica-Pau (Gracie Barra), que teve uma crise de asma e não pode continuar no certame.
O grande campeão da faixa-azul foi Felipe Augusto da Brasa, que faturou o ouro no superpesado e no aberto pesado. O campeão do absoluto leve foi Jackson Bezerra da Kimura.
Ainda na graduação celeste, o cearense Hilton Souza (Gracie Barra) pôs em prática tudo que aprendeu com o professor Jefferson Teixeira e abocanhou a medalha dourada do peso pluma.
No feminino, a pernambucana Priscilla Assunção (Gracie Humaitá) foi o mais eficiente do absoluto roxa/marrom e preta.
Entre as academias, além da campeã Kimura, foram bem a Brasa, no segundo posto, e a Kioto, em terceiro.
E a organização promete mais uma etapa ainda este ano.