Texto – Junior Samurai
Apontado como um dos principais preparadores físicos de atletas de alto rendimento do Ceará, Diego Lacerda segue treinando grandes feras do esporte, mas desta vez na
Australia. “Atualmente estou residindo em Gold Coast – Austrália e continuo trabalhando com atletas da região na equipe Flow Martial Arts, comandada pelo faixa preta Paulo Polimento”, disse ao Meiaguarda.
“Sou graduado em Ed. Física pela Universidade de Fortaleza, morei 3 anos na Rússia, aonde finalizei meu Mestrado em Esportes de Alto Rendimento (com pesquisa voltada ao treinamento de atletas de MMA) e, atualmente, divido meu tempo entre o Doutorado em Ciências do Desporto – Portugal, colaborei para a segunda edição do Livro.
“Teoria e Prática do Treinamento para o MMA” (onde fui revisor científico na primeira edição) e meu trabalho com atletas do mundo inteiro. Com todo esse conhecimento
adquirido dentro e fora do país, estou por trás da preparação de diversos atletas de luta do Ceará (e fora dele também). Depois que voltei da Rússia, além dos trabalhos com os atletas de alto rendimento, também leciono em diversos cursos de pós-graduação na UECE, UNICATOLICA em Quixadá, e colaboro com cursos, além de dezenas de cursos voltados aos Profissionais da área de Educação Física”, completou o profissional de 29 anos, que citou alguns dos atletas cascudos que treinou.
“Preparei o Carlos Eduardo “Cachorrão” (juntos conquistamos o cinturão do Shooto South America em 2016), Carlos Alexandre “Índio” (campeão do BKF) e Michael William.
Além de atletas de Jiu-Jitsu como Thiago Maia (campeão brasileiro CBJJE, campeão Mercosul e Sul Americano), Bruno Leandro (vice-campeão mundial master IBJJF em 2017), Daniel Beleza (Tri-campeão Mundial, Penta campeão PanAmericano, Campeão Europeu) Marlus Salgado (Campeão World Pro Abu Dhabi), Arão Vasconcelos (Campeão Brasileiro por Equipes), Daniela Sleiman (Campeã Brasileira, tri-campeã sul-americana e vice-campeã Mundial), Jeferson Kawamoto (Campeão Pan-Pacific NoGi)”, listou o mago da preparação.
Fora o MMA e Jiu-Jitsu, craques do Kickboxing e Taekwon-Do ITF também estiveram nas séries mirabolantes de Diego, como Gustavo Jones (detentor do cinturão
intercontinental “Fight Club Deenhag” na Holanda), Serginho Junior (detentor de dois cinturões, um do Ultra Kickboxing e outro do Coronel Combate), Joselino Junior
(Campeão Brasileiro de Taekwon-Do ITF), Filipe Miguel (Campeão Português de Taekwon-Do ITF e Kickboxing Light-contact).
A elaboração de alto rendimento não se resume aos cascas-grossas do combate, Diego também desenvolve e planeja a preparação física da equipe Profissional de Basquete do Fortaleza E.C. que se consagrou campeã cearense em 2019, além de atletas profissionais de surf, atletismo e futebol.”Quero Continuar treinando atletas no mais alto nível e continuar contribuindo para a melhora da profissão”, concluiu.
“Quero fazer um agradecimento especial pelo meu avô, “Seu Bibiu” que faleceu no começo deste mês e foi o maior incentivador da minha carreira”.