Texto – Junior Samurai
Primeiro grande evento de Jiu-Jitsu de 2022, o Nacional BJJ open mais uma vez teve a missão de dar o pontapé no ano competitivo do Jiu-Jitsu cearense, e o torneio realizado no dia 30 de janeiro foi um sucesso. Craques de todo o estado, em todas as divisões e pesos, digladiaram na Arena Carlão, em Maracanaú, em busca da glória em forma de ouro e muitos pontos no Ranking MEIAGUARDA.
Na categoria de faixa-preta entre adultos, ponto alto do evento, três nomes da nova geração tiveram maior destaque como campeões; Primeiro Lindisney Lima campeão no médio e no
absoluto:
Depois Matheus Carlos ouro no leve e Julio Chaves no pesado, os dois da Ubuntu.
Já nos duelos da marrom, o destaque maior ficou para Felipe Carlos, que venceu não só na divisão de peso leve (fechando com Helder Alencar), como faturou também o absoluto, garantindo o ouro duplo.
Fera braba que sempre se destacou desde a faixa-branca, Vithor Oliveira finalizou todos os combates do médio com seu golpe tradicional, a chave de pé reta.
Revelação do time da Ubuntu, João Pedro Carvalho encaixou uma omoplata para definir o título do meio-pesado.
Ainda entre eles, Daniel Bruno (Checkmat) foi o melhor do pesadissimo e Levi Sombra (Ubuntu) ganhou no pluma.
Na faixa-roxa, o vice-campeão do Purple Games da Copa Podio, Wesley Felix segue surpreendendo no cenário do Jiu-Jitsu. Depois de ter grande destaque na Seletiva Copa Podio, vencendo grandes nome da graduação, Wesley começou o Ranking MEIAGUARDA 2022 com o pé direito, levando ouro duplo para casa no Nacional. Para tal, o aluno de Matheus Carlos assinalou 4 finalizações para garantir as duas peças douradas e muitos pontos no concorrido prêmio.
No peso pluma, o nome da vez foi Gabriel Sena. O atleta da equipe Crist Oss emplacou duas finalizações para ser campeão, um ezequiel e um triângulo, nesta sequência.
Também da Ubuntu, Kauan Rodrigues superou 2 adversários para subiu no lugar mais alto do pódio na categoria pena.
Atual campeão faixa-roxa do Ranking MEIAGUARDA, Rubens Queiroz cravou os primeiros pontos no índice ao vencer a divisão leve.
No médio, Kaio Mendes também fez bonito. Após finalizar dois oponentes, Kaio chegou embalado para a finalíssima contra Enzzo Bastos. Em luta apertada, a vitória veio por decisão do árbitro.
Outro que brilhou foi Carlos Henrique no meio-pesado. O aluno de Alysson Bruno da Cicero Costha finalizou dois oponentes e depois venceu Gabriel Sousa por pontos na final.
Para encerrar os roxas, Alexandre Barros do Company CT da Checkmat foi o campeão do super-pesado com um estrangulamento arco e flecha, além de triunfar nos pontos na final e com um triângulo encaixado.
Destaques da azul, Daniel Viana (GFTeam) e Marcos Pinoquio (Ubuntu) ficaram com ouro duplo na competição, ao reinarem tanto em suas categorias de peso quanto nos absolutos livre e leve, respectivamente. Feito maior para Daniel, que arrastou o meio-pesado, pesado e o absoluto livre para iniciar a temporada como líder do Ranking MEIAGUARDA.
Pupilo de Pedro Henrique da DGT, Antonio Lucas comandou o peso pena e ainda ficou com a medalha de prata no absoluto leve.
Pelotão de frente da Crist Oss, Clayton Nicolas somou mais pontos para o time com os 4 a 2 na final do peso galo.
Com jogo de guarda afiado, buscando sempre a finalização Paulo Gustavo esteve um passo à frente em todas as disputas. Na final do peso pluma, um triângulo com 1 minuto de luta definiu o primeiro lugar..
A Ubuntu dominou o pódio leve, com Eduardo Phellip, Marcos Pinoquio e Juwesley Guerra nesta sequência. O campeão Eduardo ainda foi promovido à faixa-roxa durante a premiação por seu professor Nazareno Ferreira.
No médio, Lucas Vasconcelos (Ubuntu) finalizou a primeira luta e no combate decisivo emplacou 13 a 0 para garantir o ouro.
Já no pesadissimo, Pedro Pinheiro (Game Fight) aplicou um estrangulamento de lapela para garantir o primeiro lugar.
Entre os que brilharam na faixa-branca temos Humberto David, da BLEC, que após perder na primeira luta do meio-pesado, superado pelo campeão dessa categoria Sandro Filho (GFTeam), mas voltou com tudo para vencer o absoluto.
Na divisão pluma, Felipe Ramos Anjos da Ubuntu fez três lutas, vencendo duas por finalização e o derradeiro combate por pontos.
Outro da Ubuntu que fez bonito foi José Ferreira. O atleta que brilhou no TOP 12 do Ranking MEIAGUARDA na temporada passada foi o melhor do peso pena.
E o time de Samuel Falcão também fez o campeão da divisão leve. Com um bote certeiro na americana, Rafael Keven definiu o título da categoria.
Seguindo com a hegemonia da Ubuntu na faixa-branca adulto, Patricio Eudo foi o número 1 do médio e foi graduado à faixa-azul pelas maõs do seu professor Nazareno Ferreira.
Pra quebrar a sequência, só Sandro Filho da GFTeam. O filho do lutador de MMA Sandro Apaga Luz foi o soberano da categoria méio-pesado, vencendo 4 lutas sendo duas por finalização.
Ainda fisgaram a medalha dourada mas por wo, os feras Victor dos Santos (Zenith) e Renato Lima (GC-Pepey) nas categorias galo e pesado, respectivamente.