Texto e Foto – Junior Samurai
O segundo dia da IXª Copa Prof.Sá Norte/Nordeste reuniu os melhores das categorias de peso em todas as faixas, do juvenil ao sênior. As áreas de luta ficaram quentes com os sanhaços dos novatos, intermediários, avançados e veteranos.
Na faixa-preta, Thiago Goiabeira (Saulo Ribeiro) venceu no médio ao derrotar Lucca França, da Gracie Barra. Outros que garantiram o ouro, foram Edilberto Lima (Punho Forte) na categoria galo, Gilson Nunes Neném (Evolution) no peso pena, e Abraão Amorim na leve. Já Godofredo Claudio (MG) foi o melhor da meio-pesado e Ricardo Oliveira (Evolution) subiu no alto do pódio da pesadissimo.
Mas os conferes continuaram fervendo nas outras faixas. Na marrom, o melhor da categoria pena foi Andre Ribeiro (MG), Wesley Souza (Gracie Barra) venceu na leve e Dênis Chokito (DBK) finalizou Alison Pimentel (Evolution) com um estrangulamento para ficar com o título da médio. Também venceram na graduação, os sempre fortes Savio Montenegro (Gracie Barra-Carriri) no super-pesado e Sergio Diniz (Gutenber Melo) no meio-pesado.
Na faixa-roxa, o melhor do pluma foi o atleta da GB Nocaute Robson Oliveira. Franklyn Almeida (SAS Moviment) faturou o ouro no leve, Rafael Teófilo (SAS-Caio Magalhães) foi o melhor no meio-pesado, enquanto João Paulo (SAS) e Rômulo Leandro subiram no alto do pódio, do super-pesado e da pesadissimo, respectivamente.
Thyago Frota (SAS-CGD) também garantiu o ouro após bater na final do peso médio o duro André Luis Negreiros (Evolution), o mesmo que suou para vencer Robson Sá (SAS) na semifinal, por três vantagens.
Na faixa-azul, quem mandou bem foi Jonas Bruno, campeão no médio. O atleta da DBK bateu na mesma tarde dois craques da graduação, os endiabrados Italo Lima (One Brasa) e Marlus Salgado (SAS). Já Carlos Eduardo Alves, o Kadu (HC) também foi bem, vencedor no peso pesado, enquanto o pernambucano Lucas Fontes (Gutenberg Melo), dominou a categoria pena, e a dupla da Evolution Alex Ramon e Anderson Prado Leal fisgaram as medalhas douradas do pluma e do leve, respectivamente.
Na faixa-branca, Luã Frota mostrou por que é um dos melhores da categoria pluma. O pupilo de Thiago Maia começou o domingo derrubando, montado e finalizando com um estrangulamento o promissor Helder Alencar (Evolution) e na final venceu Matheus Weyne (SAS) por 2 a 0.”É o terceiro campeonato que participo e que ganho. A pluma para mim é como se fosse um cinturão do UFC, vou defender o título dessa categoria até dar uma dor, como diz o ditado popular”, disse Luã.
Outros que também subiram no alto do pódio foram Davi Marques (Darcio Lira) campeão no peso pena; Erick Gomes (Kimura) que bateu Antonio Tavares (Evolution) na final do pesado e Vitor Santos (Brazilian Fight-Fortaleza) que venceu no galo.
No juvenil, destaque para o bicho-papão da graduação azul Yan Lucas Pica-Pau (Gracie Barra), mais uma vez campeão no médio, e a dupla da Gutenberg Melo Jonas Jatobá e Armando Rafael, que fecharam o pesadissimo.
Já na faixa-branca juvenil, Caio Caetano (GB Nocaute) voltou contudo e levou a médio, enquanto João Abimael, aluno de Godofredo Pepey botou o terror no peso leve.
Entre os masters, Carlos Lucena (SAS) bateu Leonardo Moura (De la Riva) e ficou com o título da leve, enquanto Cristiano Pantanal (Gutemberg Melo-AR) passou por Antonio Hildeth (Evolution) e abocanhou a condecoração dourada do meio-pesado, ambos na faixa-preta.
No feminino, Ana Talita (Gracie Barra) venceu no pena azul e Camila Alcantara (MG) foi a melhor da categoria meio-pesado branca.
Entre as academias, além da campeã Evolution, foram bem a MG, no segundo posto, e a SAS, em terceiro. Já no desafio entre os estados, o Ceará levou o título, seguido pelo Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A próxima competição da FJJO-CE, acontece nos dias 8 e 9 de junho, a VIII Copa Terra do Sol de Jiu-Jitsu.