Educação, confraternização e muito Judô na I Copa Búfalo Branco Dojô Águia

0
655

Texto e Foto – Junior Samurai

O Judô foi criado em 1882, a partir do Ju-jutsu pelo professor Jigoro Kano. A modalidade foi a primeira arte marcial a virar esporte olimpico e no Ceará, o “caminho suave” conta com muitos praticantes, principalmente por crianças. Nesse fim de semana aconteceu a I Copa Búfalo Branco Dojô Águia no ginásio do SESC-Centro. Nos tatames, mais de 700 atletas abrilhantaram o torneio promovido pelas associações Búfalo Branco e Dojô Águia, além de ser chancelado pela FECJU.

O esporte que é matéria extra curricular na maioria das escolas por todo o Brasil, traz como grande beneficio a postura educativa e disciplinar. Nos dojôs do certame, as crianças participaram do festival, onde niguém perde, todos ganham medalhas. “O objetivo é a socialização das crianças com os demais judocas e premiar todos, independente de colocação. Pedagogicamente falando, nós não queremos submeter a criança desde sua tenra idade a uma pressão psicológica de vencedor e derrotado”, comentou o organizador Neuton Cruz.

Nas lutas, destaque para Rafael Kong (Sampaio Dojô) que venceu o absoluto sênior ao imoblizar Ítalo Gonçalves na grande final. Ambos os lutadores, são faixas-pretas de Jiu-Jitsu e disseram que uma arte completa a outra. “Treino as duas com intensidade e procuro competir em ambas. Estive na Itália recentemente, e foi grande o intercâmbio, além do aprendizado, já aqui joguei no erro dos adversários e consegui quedar no momento certo”, disse Rafael Kong, que é faixa-marrom da arte milenar.

Já no aberto master, Mayson Sampaio foi o melhor da categoria sempre aplicando uma série de projeções como o Koshi guruma.

Enquanto que na classe Dangai, Pedro Miçanga (Sampaio Dojô) só foi de ippon nos seis combates para ficar com o tíitulo do aberto.

Outros nomes conhecidos do Jiu-Jitsu também medalharam.

Beatriz Martins (Judokan) venceu na faixa-verde sub-15.

E Bruno Martins (Judokan) mandou bem na faixa-laranja sub-13, enquanto Relter Filho (Lotus Club) triunfou na faixa-branca sub-18.

Já Cristiano Pantanal (Dojô Águia) ficou com a medalha de prata no master até 100kg e Dinah Bernardo foi campeã na sub-18.

Entre as equipes, a Dojô Águia foi a grande campeã, seguida pela Resgate Judô, Ação e Reação, Búfalo Branco e Sampaio Dojô.

A cobertura completa da competição vai ser exibida no programa Arena Meiaguarda desta terça-feira e também na quinta-feira, na TV Mais Canal 15 Multiplay ou também pela internet no www.tvmais.org

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.