Texto – Junior Samurai
GRACIEMAG.com
Um dos melhores competidores de todos os tempos, Ronaldo “Jacaré” Souza é admirado por nove a cada dez fãs de Jiu-Jitsu. Agora, o bicho volta ao cercado cinza do Strikeforce no dia 3 de março.
Ex-campeão dos médios do Strikeforce após derrota duvidosa, o amazonense agora encara Derek Brunson, invicto em nove lutas na carreira. “Ele é um cara muito bom. Mas estou treinando firme e forte, evoluindo muito a cada dia, me sentindo bem e vou chegar na hora da luta na ponta dos cascos”, disse a fera ao GRACIEMAG.com.
Atleta até 84kg, mesma categoria do mito e parceiro de treinos Anderson Silva, Ronaldo Jacaré recebeu esta semana a notícia, via Sportv, de que mais um velho conhecido vai descer para o peso médio: Roger Gracie.
Jaca analisou a chegada de Roger, que está em negociações com o UFC (uma fonte próxima ao lutador garantiu o acerto ao GRACIEMAG.com, mas Dana White nega) e muito mais, para os leitores.
Treino de Jiu-Jitsu para o MMA
“Treino de pano no minímo duas vezes na semana, com o suporte do Sylvio Behring. Tenho certeza de que meu Jiu-Jitsu evoluiu bastante, na verdade sinto que meu Jiu-Jitsu evoluiu mais ainda na parte de kimono. Eu só tenho de provar isso e vou provar. Quero muito colocar meu Jiu-Jitsu em prática no MMA e provar para mim mesmo que luto muito ainda”.
“Eu enfrentaria o Roger, mas não faz sentido”
“Eu enfrento qualquer um e com certeza enfrentaria o Roger, sim. Mas é uma luta que não faz sentido, nós já provamos tudo que a gente tinha de provar dentro do tatame, lutando Jiu-Jitsu. Mas se tiver de lutar com certeza vou lutar. Agora, na minha concepção é uma luta que não tem apelo, mas se acontecer eu luto”.
Roger Gracie magrinho
“Ao meu ver o Roger é muito grande para baixar para 84kg, ele pode não baixar tão bem. Ele é um cara de 1,90m, para baixar para 84kg fica meio esquisito. Mas se ele se sentir bem dou maior força pra ele. Gosto do Roger, torço muito para ele”.
Para se dar bem no MMA, primeiro o Jiu-Jitsu
“O cara que quiser lutar MMA tem de fazer o trabalho de casa, que é lutar muito Jiu-Jitsu e treinar muito a nossa arte, e ficar bom em todos os sentidos. Se você quer treinar MMA, depois tem de ficar bom em pé, bom em queda, em defesa de queda, e tem de ser bom no Jiu-Jitsu em baixo e por cima. Essa é a dica, tem que procurar evoluir sempre”.