Texto – Carlos Ozório
Comentarista do canal Combate na transmissão ao vivo do UFC 148, neste sábado, o faixa-preta de Jiu-Jitsu Jorge Guimarães, o Joinha, aposta que vai ser uma edição história do Ultimate Fighting Championship. A luta principal da noite traz Anderson Silva, considerado o maior lutador da atualidade em todos os pesos, contra o desafeto Chael Sonnen. Ambos se enfrentaram pela primeira vez no UFC 117, em agosto de 2010. Na ocasião, Sonnen levou a melhor durante cinco rounds, mas, quando faltava 1min50s para o gongo final, foi surpreendido por uma finalização de Silva, uma chave de braço de dentro do triângulo. O resultado manteve Anderson como número um do mundo e campeão do peso médio.
Depois da derrota, não demorou para Sonnen, que é conhecido por ser provocador, disparar contra Silva. Mais que isso, o americano ofendeu a esposa de AS, além de muitas piadas sem graça sobre os lutadores e povo brasileiro. Por conta de tudo o que envolve a revanche, a luta é uma das mais aguardadas em todos os tempos. A expectativa é grande, mas Joinha, que há muitos anos acompanha o MMA, acredita num baile do brasileiro.
“Vi os treinos do Anderson e ele está muito bem. O Sonnen é um bom lutador, é forte, mas não tem armas suficientes. Ele sabe derrubar, tem suas qualidades, mas acho o Anderson melhor que ele em todos os quesitos”, analisa.
Na outra vez que se enfrentaram, Silva estava contundido e foi derrubado diversas vezes. Por baixo, ao chão, o jiu-jitsu acabou sendo a salvação do brasileiro. Joinha acredita numa luta diferente dessa vez.
“Acho que agora o Anderson vai conseguir manter o combate em pé. Mas, se for para o chão, está preparado. O treinador dele nesta área, o Ramon Lemos, faz um trabalho excelente. Conferi nesta terça-feira um treino dele com o Pedro Rizzo e o Rafael Feijão. O Anderson está voando. Se for para o chão, ele também vai levar a melhor.”
Joinha também aguarda bastante ação nas outras lutas do card. Quer ver a disputa entre os veteranos Tito Ortiz e Forrest Griffin, ex-campeões da categoria meio-pesado. Mas a expectativa maior fica por conta dos outros brasileiros no card.
“Teremos o Demian Maia, que luta pela primeira vez em uma categoria de peso mais baixa (meio-médio) contra o duríssimo Dong Hyun Kim. Adoro as lutas do Gleison Tibau, que encara o Khabib Nurmagomedov, e o Fabrício Morango está muito treinado para enfrentar o Melvin Guillard, que é outra pedreira. Estou muito animado para estas lutas”, encerra Joinha.
O canal Combate é o único no Brasil a transmitir o UFC 148 ao vivo. O sinal entra a partir das 19h45min, com flashes direto de Las Vegas. Joinha faz os comentários da luta ao lado do narrador Rhoodes Lima e o repórter Marcos Peres entrevista os campeões da noite cm exclusividade para o canal.
Confira o card completo:
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício “Morango” Camões
Costa Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello Oliveira x Yoislandy Izquierdo