Texto – Junior Samurai
Considerado o maior boxeador de todos os tempos, Muhammad Ali nos deixou nas primeiras horas deste sábado, dia 4 de junho. Desde 1980, o lendário pugilista de 74 anos lutava contra o Mal de Parkinson, e nessa sexta-feira, 3 de junho, ele foi internado com problemas respiratórias.
Nascido aos 17 de janeiro de 1942 e batizado como Cassius Marcellus Clay Jr, mudou seu nome para Muhammad Ali, ao se converter à religião islâmica nos idos dos anos 60.
O lutador que se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã, foi medalha de ouro no Jogos Olímpicos de 1960 e conquistou três títulos mundiais de boxe no peso pesado.
A batalha mais emblemática de sua carreira foi contra George Foreman, no dia 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, capital do antigo Zaire (hoje República Democrática do Congo). Ali levou desvantagem em quase toda luta para o jovem Foreman, mas virou o jogo no oitavo assalto e depois de uma sequência de golkpes, levou o até ntão campeão à lona, vencendo por nocaute a “Luta do Século”.
O MEIAGUARDA homenageia Muhammad Ali com uma frase motivadora do mito e os mewlhores momentos dessa luta épica.
“Odiei cada minuto de treinamento, mas não parava de repetir a mim mesmo: ‘não desista, sofra agora para viver o resto de sua vida como campeão”.
Descanse em paz.