Texto – Junior Samurai
Fotos – Arquivo pessoal dos atletas
O Festival de Férias de Jiu-Jitsu e Submission abriu a temporada competitiva das modalidades e trouxe muita emoção para o ginásio Aécio de Borba em Fortaleza. Nas áreas de luta, combate eletrizantes foram realçados por lances mirabolantes protagonizados pelos mais de 600 craques da arte suave, que levaram o público de 2 mil pessoas ao delírio.
Na faixa-preta, o destaque foi a dupla da CheckMat Rio Grande do Norte, Ricardo Décio e Felipe Sabino que fecharam o absoluto leve e o peso leve.
Ainda na graduação maior, Rafael Taz (Gracie Barra) superou o forte Ricardo Oliveira (Game Fight) na final do pesadissimo e os irmãos Lucinaldo e Giliardo Timotio dominaram a divisão médio.
Carlos Eduardo Alves, que tem potencial para ser campeão de qualquer campeonato de Jiu-Jitsu, venceu a categoria pesado e o absoluto pesado da faixa-marrom.
Nas outras categorias, Edson Junior (Garra GFTeam) estreou em grande estilo na nova graduação e levou o pesadissimo, enquanto Junior Melo ficou com o ouro no meio-pesado e Silvester da Silva (Game Fight) foi o campeão no médio.
A história de Samuel Falcão no torneio, foi de superação. Depois do revés na categoria pena, o faixa-roxa da GC-Pepey voltou mordido no aberto leve e não deu chance pra ninguém, abocanhando a condecoração dourada. Já Welder Muller (MG) ficou com o título no absoluto pesado.
Outro grande nome da graduação foi Bebeto Oliveira (Garra GFTeam), o melhor do pluma.
A categoria pesadissimo ficou nas mãos de Fernando Kilderi (Zona Norte).
Na faixa-azul, a SAS definiu o pódio do absoluto leve, com Israel Nascimento em primeiro, Kelton Rocha (ouro no pluma) em segundo e Diogo Nunes no terceiro posto.
Já no aberto pesado, Paulo André Gomes (campeão da super-pesado) e Jardel Dantas chegaram a grande final e fecharam para a Evolution.
Nas demais categorias, destaque para Victor Hugo (DBK) que debutou entre os adultos com autoridade, vencendo a categoria pesado.
Já Robson Diego (Gracie Barra) foi o melhor do médio, Renan Freire (Kimura/Nova União) trinfou no meio-pesado e Lucas Silva (Cicero Costha) brilhou no pena.
A SAS voltou a dominar um pódio, dessa feita o do aberto pesado da faixa-branca, com Ridson Lima (1º), Jader de Castro (2º) e Carlos Davi Souza (3º).
No aberto leve, o melhor faixa-branca do Ranking MEIAGUARDA, João Paulo Sousa segue implacável. O representante da Gracie Barra Bravo superou geral na categoria livre e também no peso pena.
Nas outras divisões, glórias para Régis Silva (Global Fight) que foi o dominante no peso galo e por mérito recebeu a faixa-azul no pódio de premiação, além de Emidio Monteiro (Carlson Gracie) número 1 do leve e Daniel Barbosa (MG) que sagrou-se campeão no médio.
No juvenil, o faixa-azul Gabriel Sousa (Gracie Barra) mostrou todo seu talento no absoluto leve, mas foi parado no peso pena pelo campeão Rickson Gaspar (DBK).
Já Mikael Rhaillander (BD Team) roubou a cena no aberto pesado e na categoria médio.
Entre os brancas, Daniel Bruno (SAS) conquistou o absoluto pesado e a divisão super-pesado, enquanto Thiago Gomes (Gracie Barra) fez bonito no aberto leve e no peso pluma.
No master, Thiago Bastos (MG) comandou o show do absoluto e do peso leve na faixa-preta, enquanto o faixa-marrom Januncio Coelho (MG) foi o dono do aberto e da categoria médio.
Melhor faixa-azul de 2014 do Ranking MEIAGUARDA, Iderlânio Fernandes (Gracie Barra) ficou com o ouro do absoluto roxa, já José Amnaury e Joselio Angelo (Garra GFTeam) fecharam o aberto da faixa-azul.
Seguindo entre os veteranos, Ruy Menezes Araripe (Soul Fighters) mostrou que a faixa-roxa foi muito bem amarrada na sua cintura. O aluno de Daniel Silveira venceu o meio-pesado e o absoluto da faixa-etária sênior.
Outros que mandaram bem foram Alex Rodrigues e José Alencar (Garra GFTeam) que definiram o aberto e o super-pesado da faixa-marrom.
Na faixa-branca, Janilton Mauricio (SAS) abusou da passagemn de guarda para levar o pesadissimo e absoluto.
Recém-promovido para á faixa-preta, Marcio Pedro (Game Fight) garantiu o topo do pódio do absoluto preta ao superar o duro Marcelo Valença (Punho Forte).
Entre as meninas, Gabi Mariano (SAS) levou o ouro no aberto, mas no peso pena ficou com o bronze, já que a categoria foi vencida por Jessica Mirtes (Gracie Barra).
Outra que merece a manchete é Janaina Maia (SAS), que foi a mais eficente da categoria médio.
Ainda no feminino, Renata Silva (Garra GFTeam) fez uma ótima campanha e arrastou o super-pesado e o absoluto da faixa-branca.
Na contagem final, a SAS ficou com o título, seguida pela Garra GFTeam, Evolution, Gracie Barra e MG.