Texto – Junior Samurai
Fotos – Michael Wagner e arquivo pessoal dos atletas
Neste domingo, 20 de janeiro, o Campeonato Estadual da FCE abriu a temporada 2019 do Jiu-Jirsu. No colégio Piamarta, logo ali no Montese mais de 500 atletas se embolaram pelo primeiro lugar do pódio.
Nos combates não faltou emoção no ginásio Padre Felice, de desconhecidos a astros do arte suave, o bichou pegou nas áreas de luta.
Na faixa-preta, Davi Carlos (MG) em combate parelho contra Antonio Ferreira (BLEC), conseguiu raspar no finzinho para ficar com o título do absoluto. Antes Davi já tinha fechado o peso leve com seu irmão Matheus Carlos..
Já Antonio seguiu sua maratona de lutas no master e no senior, onde se sagrou campeão do absoluto entre os atletas acima de 36 anos e ficou com a prata no aberto master, depois de sentir câimbra durante o duelo contra Pedro Dias (GC-Pepey).
Falando em Pedro Dias, ele já havia faturado o ouro ao fechar o peso leve com Neto Moura. Vale lembrar que essa foi a estreia de Pedrinho na graduação maior.
Eduardo Cunha (BLEC) ficou com o ouro médio.
Giovanni Silva (GC-Pepey) foi campeão no pesadíssimo.
Voltando aos adultos, Neto OLiveira (Zenith) , enquanto Alysson Bruno foi campeão no super-pesado e Fernando Kylderi triunfou no pesadíssimo.
No médio sênior, um quarteto da pesada entrou em ação e no afunilamento final: Paulo Ceguinho (Checkmat) ficou com o ouro, David Gonçalves (Nova União) com a prata e
Pedro Sousa com o bronze, enquanto Ary Lobo ficou com o quarto posto.
No categoria pesado George Tubaraão e Cicero Santos fecharam pra Nine Nine.
Enquanto Rui Carlos (GFTeam) que perdeu sua avó no dia anterior a competição buscou força interior e se sagrou campeão no pesadíssimo e no absoluto pesado.
O nome da faixa-marrom foi Davi Silva da ZR Team. O aluno de Ricardo Rondinelle aplicou um armlock partindo da montada para levar o absoluto pesado.
Kildere Sousa (MG) finalizou todo mundo no peso médio.
Jovem que apavorou muito na faixa-azul, Matheus Rodrigues voltou a competir em Fortaleza, já que agora reside em Minas Gerais e treina com Felipe Preguiça. No aberto
roxa, ele foi o campeão depois de bater seu oponente por 2×0 na grande final.
Derrotado na categoria pena, Antonio Filho (Nova União) deu a volta por cima ficando com o título no absoluto pesado.
Na categoria pesado, Bruno Silva (GFTeam) foi o invencível do domingo.
Mikhael Rhaillander (ZR Team) subiu no lugar mais alto da classe médio.
João Pedro (GC-Pepey) bateu tres adversários no peso leve. No derradeiro combate ele cravou 5×0 no placar.
No peso pena, o dominante foi Ismael Sousa (GFTeam).
Entre os azuis, Macksuel Maciel (Checkmat) finalizou todo mundo no absoluto, utilizando estrangulamentos e um triangulo. Já na categoria pesado ele fechou a divisão com Rafael Eugênio, companheiro da equipe Checkmat.
Outro destaque foi David Iury (Checkmat) que após cravar goleadas e finalizar dois adversários, superou Lucas Brandão na luta final do pesadíssimo por decisão fo
árbitro.
Nas demais categorias, Felipe Carlos e Kaio Mendes fecharam o peso leve para a MG e Carlos Henrique (Cicero Costha) foi o principal atleta da classe médio.
Na faixa-branca, Roberval Saldanha usou o Desafio do Ranking MEIAGUARDA como motivação. Depois de perder todas as lutas no CT Honorato no dia 13 de janeiro, dessa vez
ele não vacilou e triunfou no aberto.
Endel Mayke (GC-Pepey) superou três oponentes no pesadíssimo e no duelo decisivo ele aplicou uma americana para ficar com a medalha dourada.
No juvenil o Jiu-Jitsu foi de adulto, com Gabriel Almeida (F3J) faturando a categoria pesadíssimo e o absoluto, com um estrangulamento e uma vitória por 4×2,
respectivamente.
Rubens Queiroz (GC-Pepey) comandou as ações no peso leve e ainda fisgou a medalha de prata no absoluto.
No feminino faixa-roxa, a condecoração dourada do absoluto foi para Ingrid Alves (Octo), que deu um show de técnica. A aluna de Demerson Pereira também venceu a
categoria meio-pesado.
Na faixa-azul Lara Nunes do projeto social Arte no Tatame faturou a categoria pluma e o absoluto do Campeonato Estadual. A aluna de Juliana Bezerra somou 75 mil pontos
e já desponta na liderança do Ranking MEIAGUARDA.
Também mandaram bem no ginásio Padre Felice, Fatima Borges (GFTeam) no peso leve azul, além de Karol Mendes e Aline Khyra (Zenith) que fecharam a categoria pena azul.
Na faixa-branca, Gabriele Morais (Brotherhood) brilhou m ais e triunfou na divisão pesado e no absoluto.
Aluna de Giovanni Silva, Ariadnny Ferreira foi a melhor do peso leve.
Já no master branca, Ana Carla (GC-Pepey) acumulou muitos pontos no Ranking MIEAGUARDA com quatro ouros em 2 categorias e 2 absolutos.
Entre os destaques do master, temos a estreia de almanaque do forte Haroldo Venancio que já venceu o Ranking Meiaguarda nas faixas branca e azul. Pelo debute na graduação roxa ele já aparece como candidato ao tricampeonato do concorrido prêmio. O atleta da Vanguarda venceu peso e absoluto.
Já o atual campeão do Ranking MEIAGUARDA na faixa-roxa, Narcelio Lima (Checkmat) acabou ficando em segundo lugar no leve, mas se recuperou e venceu o aberto leve.
Outro que mandou bem foi Alison Mateus da BD Team. Retornando as competições depois de uma grave lesão no braço, Alison foi superado no pesadíssimo roxa, mas sacudiu a
poeira e foi o chefe do aberto pesado.
Já no peso médio roxa, Ediney Gomes (Checkmat) foi o campeão e na sequencia do evento, contando com a ajuda desse repórter ele caiu numa pegadinha, que valeu sua promoção para a faixa-marrom pelas mãos de seu professor Paulo Isaias.
Entre os marrons a ênfase vai para Alexandre da Silva (SAS) que conquistou a categoria meio-pesado com duas vitórias, uma com um armlock e outra na decisão do juiz.
No senior, Tavinho Carvalho (BLEC) foi superado no super-pesado e no pesadíssimo, mas arrastou os absolutos leve e pesado.
A GC-Pepey levou o pódio de melhor equipe, enquanto o segundo lugar foi para a GFTeam, o terceiro para a Checkmat, quarto a Nine Nine e quinto posto para a DGT.
Já no Kids, a GFTeam foi a campeã, com a Nine Nine na segunda colocação, GC-Pepey em terceiro, Vanguarda em quarto e ZR Team em quinto.
E os destaques infanto juvenis e infantil. Não teve?