Texto – Junior Samurai
Em seus três primeiros dias de disputas, o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu 2013 da CBJJE, coroou, vários talentos nordestinos da arte suave.
Na faixa-preta, os potiguares Bruno Ramos e João Eduardo Marques dominaram as categorias médio e pluma master, respectivamente.
Ainda na graduação maior, Hamilton Caminha (HC) fisgou a medalha de prata no pluma adulto, mesma fatura obtida por Helio Mourão (Gracie Barra) no pesado master, Renata Pimentel (SAS) no leve adulto e o piauiense Helder Mourão (Orions/Nova UNião) no pesadissimo. Além de Oniel Ferraz (Evolution) prata no sênior 2.
Outro que subiu ao pódio foi Abraão Amorim (Evolution), terceiro colocado no médio adulto, divisão vencida por Leandro Lo (Cícero Costha).
Na faixa-marrom, Marcelo Lopes (SAS) e Alex Sampaio (Garra GFTeam) ficaram com o segundo posto na categoria pesadissimo, no master e sênior, respectivamente.
Já o trio da Evolution, George Guerra e o casal Alison Pimentel e Monalisa Bastos fizeram um trabalho excepcional na terra da garoa. Além das medalhas, os três destemidos foram graduados à faixa-preta. Monalisa venceu a categoria pesado e beliscou a prata no aberto, enquanto Alison e George subiram no pódio da leve, no segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A escuridão tenebrosa no ginásio do Ibirapuera fez aumentar o clima de terror na categoria pena roxa. Na divisão, Yan Pica-pau não manteve suspense e apavorou todos os adversários para vencer.
O piauiense Livio Ribeiro que foi recentemente graduado para a faixa-roxa, mostrou que a promoção foi merecida e abiscoitou o ouro no peso galo.
No roxa sênior, a dupla da Garra GFTeam Lessandro Castro e Alexsandro Pereira fecharam o absoluto, e depois beliscaram a prata no pesadissimo e no super-pesado. Já o potiguar João Paulo Fernandes (Kimura) só foi parado na final do pesado adulto e José Caminha (HC) foi o melhor do pluma master e recebeu a faixa-marrom no pódio.
A festa de medalhas seguiu na faixa-azul com Marlus Salgado (SAS) campeão no leve, Felipe Royce (Orions/Nova União), o piauiense mais eficiente do médio e Rafael Vasconcelos (DBK) prata no pesado.
A competição segue neste domingo, com os faixas-brancas.