Texto – Junior Samurai
Fotos – Maykon Wagner
O domingo foi de ação total no Jiu-Jitsu cearense. O ginásio Paulo Sarasate, foi palco do torneio que abriu a temporada 2018 da FJJCE, o Ceará Summer.
Por lá, Helio Mourão foi o melhor faixa-preta ao vencer o absoluto adulto. Na final do aberto, o representante da Gracie Barra fez 5 a 0 em Alvaro Fontes (SAS) para sair com o ouro. A luta levantou a galera, já que Helio passou a guarda e colocou o joelho na barriga, mas no minuto final, Alvaro inverteu a posição e por pouco não encerrou o combate com uma chave de panturrilha.
Helio ainda teve folego de mutante para arrastar a divisão super-pesado e o aberto master.
Nas outras categorias, Webster Pinheiro (Checkmat) superou Pedro Henrique (Evolution) e ficou com o título do peso médio.
Já Denis Chokito (Brotherhoof) encarou Jean Silva, o Magão da Evolution, e aplicou um armlock para encerrar o combate decisivo do meio-pesado.
E no super-pesado, João Paulo (Gracie Humaitá) fez Alysson Bruno (Cicero Costha) batucar com um estrangulamento pelas costas.
Ainda no adulto, Alvaro Fontes ficou com o ouro na categoria pesado e Ronaldo Cabral (Cicero Costha) foi o campeão no peso pena.
Entre os masters, Almir Jr (Soul Fighters) dominou o pódio leve, que foi complatado com Pierry Gois (GC) no segundo posto e Julio Medeiros (Gracie Barra) no terceiro lugar.
Thiago Nogueira e David Gonçalves fecharam a categoria médio para a Nova União.
Vilmar Wilverine voltou a mostrar que nesta temporaqda vai comandar a classe meio-pesado. Repetindo o Estadual, o atleta da Game Fight fez outra campanha de almanaque
para ser campeão.
Enquanto que na categoria pesado, Thiago Oliveira (Gracie Humaitá) venceu George Guerra (Checkmat) na grande final.
Pelo absoluto master 2, Rui Carlos (GFTram) e Walber França (Evolution) fizeram uma luta parelha, decidida nos segundo finais a favor de Rui.
Paulo Cesar Ceguim (Checkmat) venceu Marcio Pedro (Assad JJ) e foi campeão do peso médio.
Já Antonio Ferreira (BLEC) levou o pesadíssimo, após vencer duas lutas.
Ouro também para Hildeth Cavalcante (Evolution).
Para encerrar com os faixas-pretas, Cristiano Pantanal conquistou a medalha mais reluzente do pesadissimo master 3, ao superar Robson Gomes (BD Team).
Na faixa-marrom, Antonio Michael mostrou superação. Depois de parado na semifinal da categoria super-pesado, o atleta da Octo Team não perdoou e venceu o absol,uto.
Voltando ao super-pesado, o grande campeão foi Wilson Neto (GFTeam) que garantiu estar de volta a disputa Ranking MEIAGUARDA. Olho vivo no filho de Elinor Batista, que
merece total atenção, tamanho talento acumulado pelos anos de treinamento.
No meio-pesado, o atual campeão do Desafio Ranking MEIAGUARDA Kildere Souza (MG) segue bem. Lutando na categoria acima da sua, a meio-pesado e ele foi cruel, fazendo
Danusio Pereira (Nova União) bater com um triangulo.
Já no leve, Pedro Braga (Cicero Costha) venceu Oslan Neuton (Checkmat) e subiu no alto do pódio.
Entre os roxas, Gilberto Mamut e Paulo André comandaram a graduação, fechando o absoluto e triunfando no super-pesado e no pesadíssimo, respectivamente.
Destaque também para Matheus Vidal (Octo) que bateu o líder do Ranking MEIAGUARDA, Antonio Filho (Nova União) no último confere do peso leve.
Outro que mandou bem foi Italo Frota (Checkmat) que imperou no peso pluma. Contra Antonio Felipe (Nova União), o jovem atleta oriundo de projeto social não parou de
dar giros, até pegar as costas e finalizar com um justo estrangulamento.
Nas demais categorias em jogo, chamou a atenção Lindisney Lima (Gracie Barra) campeão no peso leve.
Melhor faixa-branca de 2016 e segundo colocado na azul de 2017 segundo o Ranking MEIAGUARDA, Lucas Brandão (Checkmat) teve grande atuação e mordeu os ouros pesadíssimo e absoluto.
Entre os destaques celestes, retornando após dois anos afastado das competições, Hugo de Oliveira (Checkmat) distribuiu seu arsenal de quedas no super-pesado.
Já Thales Gonçalves garantiu mais um ouro para a Checkmat no médio.
Também foi bem Filipe Duarte (SAS), campeão no leve, categoria que contou com Arão Vasconcelos (Nova União) como vice-campeão e Marcio Valério (Gracie Barra) no
terceiro lugar.
Enquanto Dinho Mota (SAS) faturou o peso pluma
Macksuel Maciel foi o dono do meio-pesado e somoy mais pontos para a Checkmat.
E William Costa (Checkmat) bateu MIsrael Silva (GFTeam) no derradeiro combate do peso galo.
E o planejamento continua dando certo para Gabriel Nobre da Checkmat. Líder do Ranking MEIAGUARDA, o faixa-branca.
Também na briga pelo título desta temporada, Samuel Diogenes (Nova União) cravou 18 a 2 no placar final da categoria super-pesado.
Outro que colocou como meta o título do Ranking MEIAGUARDA foi Robson Roberth (lobal Fight), que foi de novo implacábil no peso médio.
No juvenil, David Lima foi o melhor no meio-pesado azul.
Outro também para Felicio Neto (Gracie Barra) número 1 do pesadíssimo.
Faixa-branca da Game Fight, Antonio Felipe também esteve em ação, e pegou o ouro no peso médio. O aluno de Cezar Fernandes é uma das sensações dessa temporada.
Entre a molecadinha do kids, fizeram barulho Ulisses Neto que vai disputar o Pan Kids nis Estados Unidos, mas antes finalizou em todas as lutas do peso pena infanto-juvenil colorida.
Outro astro da molecadinha, Serginho Emanoel (BD Team) voltou a vencer no médio infantil colorida.
Enquanto Juan Victor (Nova União) começou a trilhar sua caminhada na busca do título do Ranking MEIAGUARDA. O aluno de Cleilson Marreta finalizou com estilo no arco e flecha para ficar com o título da divisão pluma mirim.
Mesmo caso de João Victor (Cjeckmat) campeão no peso pena infantil colorida.
Destaque ainda para George Costa e Pedro Afonso que fecharam a categoria leve infantil colorida para a Checkmat.
Além da molecadinha da Checkmat-Itapajé, que fez bonito no torneio da FJJCE.
No feminino, Shara Liss (BD Team) faturou ouro duplo na faixa-marrom, mesmo feito de Janaina Maia (SAS) na faixa-roxa.
Na faixa-azul, Tatiana Rafaela (Global Fight) foi amplamente superior no peso pluma, triunfando com duas finalizações.
Já Bianca Morais (Gracie Barra) pegou geral na azul pena adulto, inclusive na final onde aplicou um estrangulamento de gola rodada para garantir a medalha dourada.
Enquanto Bia Fontenele (Checkmat) foi a dona do peso leve com duas finalizações. No combate máximo ela engatou um armlock partindo do triangulo.
Em final duríssima, Gislene Morais (Checkmat) venceu a divisão médio nas vantagens.
Outra que nesta temporada é promessa de grande campanha no Ranking MEIAGUARDA, é Joyce Oliveira (BD Team) que foi a patroa do meio-pesado. A faixa-azul marcou
impressionantes 28 a 0 no primeiro duelo e no derradeiro confronto da categoria, deu o bote no braço de sua adversária para terminar o confere com um justo armlock.
Já na faixa-branca, Kauane Crisley (MG) segue como imperadora, depois de mais uma vitória no peso leve.
Também pra ficar de olho, Luana Dutra (MG) foi impecável mostrando que está com a passagem de guarda em dia. No peso galo, a esposa e aluna de Kildere Souza venceu duas vezes com placares elásticos,
No master, o faixa-marrom Fabio Cavalcante (Nova União) de 38 anos, mostrou que a idade de seu cprpo não é cronologica. Na categoria meio-pesado ele atuou como um
garotão de 18 anos e superou geral no ginásio Palo Sarasate.
Pela faixa-roxa, Francisco Narcélio da Checkmat Canindé acabou derrotado no peso médio, mas deu a volta por cima e venceu o campeão super-pesado Wilson Costa (Ares)
por 2 a 0 na final do absoluto.
Melhor faixa-roxa master de 2017, Ediney Gomes (Checkmat) foi campeão por uma vantagem depois de uma tentativa de raspagem no finalzinho do último combate do peso médio.
Entre os azuis, destaque para Michael Silveira (Checkmat) o melhor do peso pena.
E Haroldo Venancio (MG) que para vencer a categoria pesadissimo, teve que superar o lendário ex-lutador do UFC, Antonio Samurai (Global Fight). Já no absoluto, o aluno
de Assis Feitosa acabou lesionando seu oponente com sua potente queda.
Fera que vem dominando os iniciantes, Pedro Gomes (Gracie Barra) ganhou mais uma no peso médio, dessa vez por desistência de seu adversário no meio da luta.
Já no master 2, Ricardo Feliz (Octo) surpreendeu Vinicius Aguiar (DBK) e ficou com o t[irulo azul méduo master 2.
Para fechar a matéria, Vagner Cordeiro (SAS) fisgou ouro duplo na faixa-marrom master 3.
Entre as equipes, a grande campeã foi a Checkmat, seguida pela Gracie Barra, Nova União, GC-Pepey e BD Team.