Texto – Junior Samurai
Fotos – Maykon Wagner e Alano José
Os eventos da FJJCE foram até o momento os que mais somaram pontos na temporada do Ranking MEIAGUARDA. O maior acumulo é devido ao grande número de inscrições, que aumentaram o peso da conquista dos atletas, que por consequência merecem ganhar mais pontos no concorrido prêmio. Também por isso, o MEIAGUARDA esperou se site novo entar no ar para destacar esses megacampeões que abrilhantaram o torneio de excelência da FJJCE.
E foi assim no Campeonato Nordeste, torneio que reuniu mais de mil atletas no ginásio do SESC-Centro, considerado um caldeirão, mas diga-se de passagem previlegia o professor, o amigo e o fã. Sim, o torcedor em geral melhor dizendo, já que a pouca distância do alambrado com as áreas de luta, aumenta a energia e o incentivo, além da dica ser quase ao pé do ouvido.
Foi isso que aconteceu com Rafael Taz, o nome da faixa-preta ao faturar o peso e o absoluto. Na final do aberto, lá estava ele contra o perigoso Thiago Nogueira e seus companheiros de Gracie Barra foram fundamentais para indicar o caminho para a vitória.
Nas outras graduações, Léo Silveira e Felipe Demolidor também com a torcida do lado, fecharam o peso leve para a Checkmat.
Já Pedro Henrique (EVolution) finalizou Thiago Nogueira com um triângulo na final do médio.
No meio-pesado, Alisson Bruno surpreendeu e passou pelo duro Kaio Monstro no último duelo da divisão.
Entre os masters, Bruno Leandro (BLEC) literalmente, não teve adversários no pesadissimo e no aberto.
Outra fera que defende a bandeira da BLEC, Eduardo Cunha foi soberano no médio.
Enquanto, Daniel Silveira (Soul Fighters) venceu o leve com autoridade e Leandro Silva se sobressaiu entre os penas.
Demerson Pereira (Nova União) mandou bem no méio-pesado, vencendo Erick Batista (Checkmat) na final.
Em chave de três, Gabriel Souto Maior (DGT) primeiro estudou Lessandro Castro (Checkmat) na primeira luta e foi derrotado, Já no combate que valia o título da categoria, o piauiense deu o troco e faturou o título do absoluto. Antes, o presidente da FPIJJO, j´ahavia faturado o pesadissimo.
Outro destaque do sênior foi a presença de Hermes França. O ex-lutador do UFC, que se prepara para disputar o Mundial CBJJE, se jogou na classe pesado e faturou a medalha dourada.
No meio-pesado, a Checkmat definiu a distribuição das condecorações, com Hildeth Cavalcanti em primiero, Cyrio Xavier em segundo e Antonio Jacinto em terceiro.
Pela graduação marrom, João Paulo Fernandes (Kimura/Nova União) levou o ouro duplo ao bater Bebeto Oliveira (GFTeam) por uma vantagem no aberto e a classe pesado por wo.
Seguindo na marrom, Rafael Teófilo, atleta da linha de frente da Nova União Ceará, garantiu o ouro no meio-pesado.
Na categoria meio-pesado, Lucas Bezerra (SAS) foi muito bem assessorado por seu pai Paulo Cesar Bezerra e obteve mais um ouro para sua coleção, além de muitos pontos no Ranking MEIAGUARDA.
No pena, Bebeto Oliveira (GFTeam Ceará) e sua guarda intransponível confirmaram o favoritismo na divisão.
Já no peso médio, o dono do grupo foi João Junior, da MG. O campeão mordeu o ouro após superar Junior Melo (Gracie Barra) em luta parelha.
Entre os roxas, Jardel Dantas e Manoel Costa Neto, dividiram as glórias no pesadissimo e no absoluto, com Manoel em primeiro na categoria e Jardel com o ouro no aberto.
Continuando com os faixas-roxas, o aluno de Thiago Maia da Nova União Ceará, João Victor Machado, finalizou Thiago Andrade para subir no alto do pódio.
A festa da academia de Guilherme Santos não terminou por aí. Os alunos de Herico Hesley, Pedro Armando e Rinaldo Azevedo faturaram medalhas douradas no peso pluma e no meio-pesado, respectivamente.
No médio, potiguar Zaquel Lucas mordeu a peça reluzente depois de bater três adversários.
O público presente também pode testemunhar um alto nível de combates na faixa-azul, como o derradeiro confere do absoluto entre Paulo André Lanzillotti e Moises Saraiva. O atleta da Checkmat, Paulo André, acabou vencendo por 4 a 2, pontos provenientes de duas raspagens. Antes, o vice-líder do Ranking MEIAGUARDA já havia triunfado na categoria super-pesado.
Caso também de Moises Saraiva (BLEC), que foi o mais eficiente da classe pesado.
Nas outras categorias, a Nova União fez a festa levando o pesadissimo com Thiago César, o meio-pesado com Matheus Rodrigues, o médio com José Matias e o pluma com Thalyson Araujo.
No galo, Mauricio Curisco e Relter Filho decidiram não lutar e fecharam o peso galo.
Os iniciantes presentearam a galera que compareceu ao evento com grandes batalhas no tatame.
Entre as feras estava o luiscorreiense radicado em Sobral, Jonathan Dourado que abocanhou dois ouros no certame. Primeiro, bateu Israel Evangelista com um armlock na final da categoria peso médio, e no absoluto finalizou Altenor Jr com um estrangulamento da meia-guarda.
Nas demais esferas, Iago Oliveira levou o pesadissimo, Rafael Jucá (BTT) o pesado e Vinicius Freire (Nova União) o meio-pesado.
E Emmanuel Ferreira (Gracie Barra) pegou as costas de Felipe Farias e aplicou um estrangulçamento para garantir o título do peso pena.
No master, Ygor Saraiva e Diego Dyckson “Moicano” chegaram à final do super-pesado e fecharam para a Nova União.
Também da escola da Nova União Ceará, mas da filial de Sobral, Roney Edler foi o melhoir do marrom leve.
Empresário da famosa fight wear Reverso, Diego (Checkmat) foi o “cara” do peso leve roxa.
Enquanto, Junior Moura (Nova União) usou seu infalível triângulo para vencer na categoria pesado.
No leve azul, Reginaldo Rodrigues usou a lapela para estrangular seu oponente e ficar com o título.
No super-pesado, Fagner Cordeiro (GFTeam Ceará) venceu Rafael Sampaio (Ribeiro JJ) por 4 a 2.
Os atletas acima de 35 anos também compareceram em grande número e quem saiu coroado foi Rui Carlos, da GFTeam Ceará. O ávido competidor faturou os dois ouros, um do pesadissimo e outro do absoluto.
Na faixa-roxa, como sempre Vagner Cordeiro (SAS) fisgou várias medalhas e somou muitois pontos no Ranking MEIAGUARDA.
No feminino, quem deu as cartas foi Monalisa Bastos. A faixa-preta da Checkmat Ceará foi campeã no meio-pesado e no absoluto. No aberto, ele venceu Ilzerene Barboza na final.
Pala faixa-azul, Gislene Moraes foi o destaque, ao conquistar o peso pena. Para obter a medalha de ouro, a representante da Checkmat venceu três oponentes.
Ainda entre as celestes, Vanessa Ribeiro, da GFTeam Ceará, dominou o peso pena. Já Luana Emanuelle, da Checkmat, ficou no topo do meio-pesado.
Julia Joyce (Gracie Barra) foi a primeira colocada no médio, ao vencer a lutadora de MMA, Andreia Sá.
Encerrando com as azuis, o velho ditado “olho por olho, dente por dente”, foi colocado em prática na categoria pesado. Se Camila Almeida (Cicero Costha) bateu Renata Silva na primeira luta da divisão (chave de três), a atleta da GFTeam Ceará deu o troco no último combate e ficou com o título.
Entre as faixas-brancas, o dia foi de Ingrid Alves (SAS), ao faturar o ouro no meio-pesado e no absoluto, ao superar Ingrid Cavalcante (Nova União) na final.
No pena, Julia Oliveira (Fighter One) venceu todo mundo na categoria, comprovando o valor da arte suave em Tianguá.
Já no médio, quem brilhou mais foi a promissora Dayane Sousa (DGT)
Na disputa por equipe, quem se deu bem foi a CheckMat Ceará, a grande campeã.