Texto – Junior Samurai
Fotos – Maykon Wagner
O último domingo foi o dia do Norte/Nordeste BJJ Open que bateu recorde no Colégio Gustavo Braga. Ao todo 769 atletas disputaram e agigataeam o torneio, para
felicidade de um publico rotativo em torno de 2 mil pessoas.
Na faixa-preta, o melhor na categoria livre foi João Paulo (Gracie Humaita), que superou VaVá Rodrigues na grande final. Já no pesadíssimo, ele conquistou o topo do Pódio, acrescentando mais um ouro para sua coleção e ainda assumindo a liderança do Ranking MEIAGUARDA.
Pelas outras divisões, Matheus Carlos (MG) foi o cara do peso pena.
Marcelo Marques (MG) foi o melhor do meio-pesado.
E Vavá Rodrigues dominou a categoria pesadíssimo.
Já o melhor do absoluto preta master veio da GC-Pepey. Ficou em primeiro Giovanni Sila, aliás, ele volta para casa com duas medalhas douradas, já que também garantiu o
primeiro lugar no pesadíssimo.
Seguindo com os masters, Pierry Gois (Gerson Carvalho) venceu Fabricio Gonzaga (Junior Samurai) na final do peso leve.
Enquanto Thiago Macaco (Nova União) venceu no médio. Alexsandro Manin (BD Team) administrou o meio-pesado e Thiago Oliveira (Gracie Humaita) e Edson Bessa (GFTeam)
triunfaram nas categorias pesado e super-pesado, respectivamente.
Ainda na faixa-preta, mas na classe sênior, Osmar Fontes (SAS) usou toda sua técnica refinada para faturar ouro duplo na categoria pesado e no aberto.
Também venceram; Junior Jacaré (Alliance) no leve, Carlos da Costa (Assad) no meio-pesado e Daniel Machado (Gracie Humaita) no super-pesado.
Fora Rui Carlos (GFTeam) e Robson Gomes (BD Team), que formaram o pódio pesadíssimo.
O nome entre os marrons foi o de Antonio Michael (Octo Team) ouro duplo no super-pesado e no absoluto livre,
Nas outras divisões, Kildere Souza (MG) comandou as ações no peso médio.
Na leve, o campeão foi a pedreira Pedro Braga (Cicero Costha).
No peso pluma, Tiago Teixeira (DBK) levou a melhor sobre Lucas Silva (Cicero Costha) e garntiu o ouro.
No Pesadissimo, um “aloha” para o campeão Daniel Rocha (Cicero Costha)
A Checkmat definiu a formação do pódio no absoluto livre, com Paulo André no topo, Gilberto Mamut no segundo lugar e Edvando Jr no terceiro posto.
Já no aberto leve, foi a vez de Renilson Souza e Lindisney Lima fecharem, mas para Gracie Barra, com Edvando Jr (Checkmat) aparecendo novamente na terceirs posição.
Outro destaque foi Rodrigues Bonfim (Checkmat) que obteve duas condecorações douradas no super-pesado e no absoluto pesado.
Nas demais fileiras, Mairton Nascimento da Checkmat Cascavel aplicou uma queda e cravou os 2 a 0 que definiram o título no meio-pesado.
No peso médio quem brilhou foram os alunos de Robinho Sá, Thomas Daniel e Renan Evaristo que comandaram as chaves e chegAram na final, fechando para a SAS.
A Nova União também tem atletas promissores na graduação, como Thalyson Araujo o melhor do péna e João Paulo Lopes o número 1 do leve.
Pra fechar, os levinhos da DBK, João Victoir Negreiros e Matheus Costa fecharam o peso pluma.
Na faixa-azul, Jonathan Dourado se recuperou do infortúnio no meio-pesado e finalizou rodo mundo no absoluto livre, até fechar com Diego Cordeiro para a Nova União.
No aberto leve, quem mandou bem foi João Pedro Carvalho (Kimura) campeão também no peso pena.
Ainda nas divisões livre, Emerson Pinheiro (Cicero Costha) ganhou seu segundo ouro do dia, antes ele havia faturado a peça reluzente na categoria pesado.
Pelas classes de péso, Macksuel Maciel venceu Caio Levi no meio-pesado, em decisão muito contestada por Caio Levi.
Já no pesadissimo, o capitão do Ranking MEIAGUARDA Anderson Colares não aliviou, indo para o 69 e estrangulando seu adversário, para delírio do público num apinhado
Colégio Gustavo Braga.
E no pesado, por um erro do staff, Hugo de Oliveira (Checkmat) e José Flavio (GC-Pepey_ tiveram que dividir o alto do pódio.
Pela faixa-branca, derrotado na final da categoria pesado, Rafael Eugenio não desistiu e foi com tudo para o absoluto livre, onde chegou ao título depois de aplicar uma americana em seu adversário, no confronto decisivo.
Também parado, mas no peso médio, Robson Roberth sacudiu a poeira e acabou como melhor do aberto pesado.
O dia não foi fácil mesmo, Jose Icaro Girão (TG BJJ) foi outro que não chegou no último degrau da categoria leve, porém deu a volta por cima e triunfou no absoluto leve.
Líder do Ranking MEIAGUARDA, Gabriel Nobre (Checkmat) tem vencido tudo este ano, e manteve sua hegemonia no peso pena.
Como Kaio Mendes (MG) que sempre reina no peso leve.
A noca safra juvenil, segue fazendo sucesso como o atual bicho papão da faixa etária Gabriel Almeida (Octo) que mordeu o ouro no absoluto, mas foi surpreendido por David Lima (BD Team), o campeão do super-pesado.
Mas o campeonato teve diversos outros destaques na faixa-azul juvenil, como a estreia dourada de Joao Pedro Oliveira (Nova União) no peso médio.
Alisson Silva (DGT) campeão no pena.
Guilherme Cordeiro (Nova União) que fez mais barulho no peso pluma,
Também na faixa-azul juvenik, Bruno Martins (Bravos Fight) ficou com o título do peso galo.
Já no leve, o campeão foi José Gabriel (Checkmat), com Igor Moreira (ACJJ) na segunda colocação.
Na faixa-branca destaque para o campeão absoluto Tiago Brafa (Ares).
José Armando Pinto (Fapreci) que parou Tiago Braga no pessedismo.
E Vitor Oliveira (DGT) que teve atuação impecável no médio.
No Kids, fizeram barulho Ulisses Neto (Checkmat) que veio direto do Pan Kids nos Estadios Unidos para cravar 11×2 no placar e vencer a categoria leve colorida infanto-juvenil.
Destaque também para o debute com vitória do bicampeão do Ranking MEIAGUARDA, João Otavio (Nova Uniao) no pesadíssimo infanto-jivenil.
Além de Sergio Emanuel (BD Team) que brilhou em duas categorias do infantil.
Já Pedro Afonso (Checkmat) acabou superando oi mega campeão no peso leve infantil.
Enquanto Juan Victor, aluno de Cleilson Marreta foi a sensação do peso pluma infantil branca/cinza.
E Kauã Lucas (Ares) já pinta como favorito entre os competidores para ser o melhor de 2018 na classificação infantil.
Acrescente também o feroz Francisco Keven (Cicero Costha) que só vem recebendo elogios com seu desempenho.
Outros destaques foram as presenças de vários projetos sociais da capital e do interior. Parabéns a todos os professores e como não temos espaço para mostrar todas as escolas, escolhemos dessa feita, o Projeto Social Resgatando Valores do Dojo Aratuba,, comandado pelo faixa-preta Luis Paulo.
No feminino, a sempre proeminente Ingrid Alves (Octo) beliscou ouro duplo no meio-pesado e absoluto roxa.
Já nas celestes, a notoriedade ficou toda para Samylla Duarte (GC-Pepey) que veio de Iguatu e arrastou a categoria pesado e o aberto.
Nos outros grupos, realce para Tatiana Rafaela (Global Fight).que foi a patroa do peso pluma.
Karol Mendes (Gracie Barra) a suprema no peso pena.
E Amanda Stephany (Cicero Costha) que voltou a competir em alto nível, depois de ser mãe do Lauan Guilherme. A esposa de Leandro Silva foi a campeã do peso leve,
Entre as faixas-brancas, a maioral foi Ana Elise da Ares. A aluna de Levilton Jr utilizou a famigerada chave kimura para vencer o peso médio e o absoluto.
Fez bonito também Helena Morais (Checkmat) a primeira colocada do peso pena.
Ainda entre as brancas mas no master, Ana Clara (Gracie Barra) ficou com as condecorações brilhantes do peso médio e do aberto.
Indo para o master masculino, o camocinense Rafael Galvão (Checkmat) foi bronze no peso leve, mas não deu chance pra ninguém no absoluto livre faixa-marrom.
Já no pesadíssimo, Welber Muller (Gracie Humaita) parou o líder do Rankling MEIAGUARDA, Eumar Lima
O sucesso na faixa-roxa foi todo da Checkmat, primeiro com o número 1 do Ranking MEIAGUARDA Narcelio Lima que levou as glórias doi peso leve e do absoluto leve.
E depois com Alan Nascimento, o melhor do super-pesado e do aberto livre.
Campeão do Ranking MEIAGUARDA em 2016, Haroldo Queiroz (MG) já vai despontando como candidato forte ao titulo desta temporada. O aluno de Assis Feitosa repetiu o Ceará Summer e acumulou os triunfos no pesadíssimo e no absoluto livre,
Nas outras categorias também podemos frisar a superação de Thiago Silva (Gracie Barra) que perdeu no peso leve, mas comandou o aberto leve.
Ainda a vitória de Kawaii Ota (GC-Pépey) no peso leve.
E a conquista de Claudio Santos (DGT) que reside em Viçosa e competiu com determinação, vencendo a categoria meio-pesado.
Na faixa-branca destaque para Antonio Gleidson (Evolution) que perdeu para o líder do Ranking MEIAGUARDA Pedro Gomes (Gracie Barra), mas deu o troco no absoluto, assegurando o ouro máximo da graduação.
Já o nome do senior, foi Ricardo Ganso. O faixa-marrom da Ares mostrou que está em pura evolução, revocando o peso leve e o absoluto livre, inclusive com uma grande finalização.
Também esteve entre os melhores, Felipe Mendonça (Checkmat) campeão na divisão pesado faixa-marrom e Marcos Robério (DBK) ouro duplo na faixa-roxa
Na contagem final das equipes, a Checkmat foi a grande campeã, seguida pela Nova União, Gracie Barra, BD Team e GC-Pepey.