11 lições que você só aprende quando compete no Jiu-Jitsu

0
335

Texto – Junior Samurai
Foto – Gustavo Nunes

O MEIAGUARDA não cansa de frisar que competição é evolução. Competir ensina muito em cada vitória, mas também na derrota. Quanto mais você compete, mais você aprende até atingir a maturidade esportiva. Os resultados nos torneios são peças importantes para te fazer treinar mais empolgado. Quem perde treina mais para ganhar, e quem ganha treina mais ainda para não perder o trono.

O faixa-preta 4º dan, Juarez Soares, líder da equipe DDR JJ de Araruama na região dos lagos do Rio de Janeiro, e também diretor técnico da FJJ-Rio ensina logo abaixo, 11 lições que você aprende disputando um torneio de Jiu-Jitsu.

Confira e participe logo de um campeonato de Jiu-Jitsu.

Por Juarez Soares

Uma competição é sempre uma oportunidade de aprendizado intenso e passar por essa experiência pode ser inspirador para o nosso dia a dia, aliás, a competição esportiva nada mais é do que um treino para a vida. Sendo assim, vejamos algumas lições que podemos tirar dessa vivência:

Aceitar desafios – Ter a coragem de enfrentar situações críticas e não paralisar diante do medo de um possível fracasso.

Estudar as regras – Ajuda a desenvolver uma estratégia competitiva e a identificar, em condições de igualdade e de forma justa, como podemos ser melhores que nossos adversários.

Iniciativa – Sempre procurar estar um passo a frente do adversário.

O poder da reação – Canalizar a energia para sair de uma situação de desvantagem o mais rapidamente possível.

Foco no positivo – Saber o que se quer e acreditar até o fim que pode conseguir, por maior que sejam os obstáculos.

Companheirismo – Encorajar o amigo, apoiar enquanto há chance, confortar na derrota e comemorar junto na vitória.

Saber lidar com erros – Admitir que errou, até porque ninguém é perfeito o tempo todo (mesmo na vitória), identificar quais foram os erros e aprender com eles.

Saber lidar com a derrota – O fracasso nada mais é do que uma oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.

Obstinação – Treinar, se esforçar e nunca desistir, mesmo quando achar que é o fim, pois no fim tudo acaba bem e se não está bem, é porque o fim ainda não chegou.

Saber lidar com o sucesso – Ter a humildade de saber que uma vitória não é garantia de futuros sucessos e que o maior mérito está no esforço e não no resultado.

Gostar de ter sucesso – Não se contentar com apenas uma vitória e sempre buscar novos objetivos a serem alcançados.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.