Burton Deyves elucida tudo sobre as novas regras de arbitragem da CBJJ, que serão seguidas no Ceará Open

0
126

Texto e Foto – Junior Samurai

A IBJJF/CBJJ fez uma série de alterações nas regras do Jiu-jitsu para 2013. Com isso, a Federação de Jiu-Jítsu do Ceará está seguindo as orientações de mudanças nas regras do Regulamento Geral de competições da IBJJF. “As novidades já estão sendo usadas em todas as competições, pois o livro de regras atualizado foi lançado na mesma semana do Europeu de 2013, no fim do mês de Janeiro de 2013”, disse Burton Deyves, diretor de arbitragem da FJJCE, que bateu um papo com o MeiaGuarda e esclareceu tudo sobre a arbitragem. Confira a entrevista, que é importante para quem já está ou quer participar algum dia do quadro oficial de árbitros da entidade.

MeiaGuarda – Qual a expectativa para o Ceará Open?

Burton Deyves – A expectativa é de grande numero de atletas, todos buscando mostrarem que são os melhores de suas categorias, com isso marcarem pontos importantíssimos para o Ranking do conceituado site MEIAGUARDA, além de correrem atrás da atrativa premiação em dinheiro oferecida pela Federação de Jiu-Jitsu do Ceará.

Houve mudanças nas regras da CBJJ? Poderia explicar detalhadamente uma por uma?

Houve mudanças sim. O ideal seria que todos participassem de um curso de regras, e assim tomar maior conhecimento das regras e suas mudanças, mas vou citar as principais alterações que são as seguintes:

Pontuação das quedas:
A partir de 2013, o árbitro apenas concederá os dois pontos referentes ao movimento da queda após o atleta que o executou estabilizar o adversário no solo por 3 (três) segundos.

Classificação de faltas:
Acaba a categoria “falta leve” e todas as situações de luta que estavam classificadas como faltas leves passam a ser faltas graves.

Marcação de penalidades no placar:
Todas as punições assinaladas pelo árbitro serão marcadas no placar. Acaba o conceito de punição gestual. A partir de 2013, o contador de punições passa a ir até o número 3 (três), sendo a quarta punição a que ocasionará a desclassificação do atleta.

Adição de nova falta gravíssima:
A situação em que o atleta coloca intencionalmente o adversário em posição passível de desqualificação (golpe ilegal) passa a ser considerada falta gravíssima.

Adição de nova falta grave:
A situação em que o atleta coloca sem intenção o adversário em posição passível de punição (golpe ilegal) passa a ser considerada falta grave.

Procedimento dos árbitros:
Em situações em que NÃO haja golpe de finalização encaixado, o árbitro interromperá a luta quando o atleta colocar o adversário em uma posição que seja passível de punição (golpe ilegal), retornando os dois atletas para uma posição regular.

Em situações em que haja golpe de finalização encaixado, o árbitro não interromperá a luta quando o atleta sob ataque colocar o adversário em uma posição que seja passível de punição (golpe ilegal).

Em lutas com 3 (três) árbitros, o procedimento de desclassificação de um atleta não acarretará interrupção da luta até que pelo menos dois dos três árbitros concordem com a decisão.
Restrição de inscrição para atletas com experiência comprovada em outras formas de luta:

A partir de 2013, atletas com experiência comprovada em Wrestling (Luta Olímpica) em nível universitário nos EUA e com carreira profissional no MMA não poderão se inscrever para competir na faixa-branca.

Os faixas roxas, marrons e pretas podem trabalhar de árbitro nos eventos da FJJCE?

Podem sim! Desde que os mesmos tenham participado de curso de qualificação, ou seja, tenham feito curso de regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu ou da Federação de Jiu-Jitsu do Ceará.

Qualquer praticante pode participar das clinicas de arbitragem? Qual o beneficio para o atleta?

Todos os atletas e professores podem participar! As clinicas de arbitragem tem com objetivo: esclarecer a regra de competição, tirar dúvidas, com isso os facilitar o entendimento de todos para determinados lances ou movimentações, ainda poder tornar o atleta mais estratégico, facilitando  a condução de suas lutas e trazendo suas vitórias com maior facilidade com o conhecimento da regra.  

Um dos pré-requisitos para o diploma de faixa-preta da CBJJ é o curso de primeiros socorros. Quando haverá um desses aqui em Fortaleza?

A Associação Educacional de Artes Marciais do Estado do Ceará vem trabalhando na qualicação dos professores e atletas. Realizou os últimos dois cursos de regras da CBJJ, bem como os de Primeiros Socorros, já temos previsto mais um Curso de Regras e mais um de Primeiros Socorros para Fortaleza nos próximos dias. Saliento que tudo será divulgado em um dos maiores canais de comunicação que é o site “MeiaGuarda”.

Deixe um recado final para os interessados em disputar o Ceará Open.

Se você que vai competir, ou tem alunos que irão competir e não conhece, ou já é conhecedor das regras de competição da CBJJ, vale apenas conferir e dá uma revisada nas modificações das regras da CBJJ, pois isto facilitará suas lutas e poderão o tornar campeão!

O espaço é seu, agradeça quem você quiser

Primeiro agradecer a Deus por mais essa oportunidade. Depois Agradecer ao conceituado site MeiaGuarda, que não deixa passar nada, divulgando todas as informações dos eventos realizados no mundo da luta. Também antecipadamente agradecer a participação de cada atleta, professor, equipe e familiares dos atletas participantes do CEARÁ OPEN 2013. Posso ainda, agradecer cada membro que compõe o quadro de árbitros, mesários, coordenadores de área, seguranças, locutor, e etc.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.