Texto – Junior Samurai
A Confederação Brasileira de Lutas Profissionais organizou no mês de outubro, o curso oficial de arbitragem da entidade, visando a formação e reciclagem de árbitros, coordenadores e mesários para o seu quadro de staff.
O curso aconteceu no hotel Bristol Jangada em Fortaleza e contou com 45 participantes.
“Esse primeiro curso foi muito bom. Publicamos o nosso livro de regras onde ministrei o conteúdo referente ao regulamento de arbitragem – Jiu-Jitsu (Álvaro Fontes, Educador Físico e Diretor de Arbitragem da CBLP e FJJO-CE), além de termos palestras sobre arbitragem, moral e ética nas competições desportivas com o Dr. Felinto Martins (Advogado), direito e justiça desportiva com o Dr. Adriano Marcelo (Advogado e Educador Físico) e desenvolvimento e Staff com o André Fontes (Diretor de Competição da CBLP e FJJO-CE). Foram apresentadas as particularidades da nossa Confederação como: tempos de luta diferentes, a questão do ‘1 ponto’ quando existe um perigo real de finalização, as quedas, as punições, as faltas, os gestos dos árbitros. Alinhamos os procedimentos que exigimos no Panamericano, tiramos as dúvidas dos árbitros, trocamos experiências e vamos fazer a diplomação dos que conseguiram atingir a nota exigida junto à parte prática. Na CBLP temos 4 níveis de árbitros: Árbitro Profissional Sênior; Árbitro Profissional Máster; Árbitro Profissional Auxiliar; Árbitro Estagiário. “, disse Alvaro Fontes, diretor de arbitragem da CBLP.
“A CBLP vem ganhando o seu espaço muito rápido. Mesmo em pouco tempo de existência, já tem um grande reconhecimento com o trabalho sério e comprometido que realiza, contando sempre com um grande número de atletas em todas as competições. A CBLP foca na formação de novos árbitros, pois temos interesse em envolver as equipes participando da organização dos eventos como árbitros, mesários e coordenadores de áreas”., completou.
A CBLP já divulgou seu calendário de competições para a temporada 2014 e seu principal evento no estado do Ceará, o Campeonato Panamericano, vai rolar entre os dias 17 a 19 de outubro.
Confira abaixo os aprovados:
QUALIFICAÇÃO PARA ÁRBITROS INTERNACIONAIS (NOTAS A PARTIR DE 9.0)
1. JOÃO LUCAS LIMA (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Auxiliar (Faixa Roxa)
2. FELIPE ANTÔNIO LIMA RODRIGUES (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Auxiliar ( Faixa Roxa)
3. FÁBIO JEFFERSON SARAIVA DAMASCENO (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Master (Faixa Marrom)
4. LUCAS AMORIM MAGALHÃES (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Sênior ( Faixa Preta)
5. CARLOS KEILER CLARES FREIRE
QUALIFICAÇÃO PARA ÁRBITROS (NOTAS DE 7.0 ATÉ 8.9)
6. DÂMOKLES LIRA
7.FRANKLYN MORAES DE ALMEIDA (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Master (Faixa Marrom)
8. LEONARDO MARTINS SILVEIRA (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Master (Faixa Marrom)
9. PAULO CÉSAR AGUIAR DE SOUZA (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Sênior ( Faixa Preta)
10. SAMUEL DANTAS FALCÃO (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Auxiliar ( Faixa Roxa)
11. PEDRO SÉRGIO DE BRITO C. JR.
12. RICARDO COSTA DE SOUZA
13. VICTOR IGOR CLARES FREIRE (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Auxiliar ( Faixa Roxa)
14. KENNEDY DE ARAUJO FREITAS (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Sênior ( Faixa Preta)
15. ALEXANDRE VIANA BARBOSA
16. FELIPE SCHIMIDT PERREIRA
17. JOSÉ CARLOS ROCHA VIEIRA
18. JOSÉ EDSON GOMES BESSA JR.
19. WILSON DE SOUSA ALMEIDA
20. ITALO LUIZ BATISTA DE FREITAS
21. JEFERSSON SOARES MARQUES
22. OSMAR DE OLIVEIRA FONTES (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Sênior ( Faixa Preta)
23. VICTOR CINTRA (FEZ A PARTE PRÁTICA) Árbitro Profissional Sênior ( Faixa Preta)
24. ABELARDO DE FREITAS GUEDES NETO