Twitter – @meiaguarda e @jrsamurai1
Foto – Carlos Arthur Jr
O Absolute Championship Berkut desembarcou no Brasil com seu grandioso show, proporcionando aos fãs uma incrível noite de lutas neste sábado, dia 9 de setembro, no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com dois torneios em disputas sem quimono, a edição coroou Marcio André e o norte-americano Josh Hinger como campeões nas categorias até 75 e 85 kg, respectivamente. Na arquibancada da arena, a torcida brasileira contagiou os atletas, encantando os organizadores do evento.
Dezesseis competidores representando três países entraram em ação na sétima edição do ACB JJ. Na peleja até 75 kg, quem tem motivos de sobra para sorrir é Marcio André. Carioca criado em Bangu, o jovem de apenas 22 anos trilhou árduo caminho para conquistar o cinturão da categoria, o seu primeiro na carreira. Na primeira fase, Marcio superou por pontos o russo Arbi Muradov, despachando na sequência o experiente Rodrigo Caporal.
Na decisão, o atleta da Nova União realizou equilibrado e estudado combate contra Edwin Najmi, que finalizou Thiago Abreu e Davi Ramos para se credenciar até a disputa. Ao final dos cinco rounds, Marcio André teve o braço erguido. Título confirmado, revanche vitoriosa, uma vez que o norte-americano levou a melhor sobre o carioca em disputa com quimono também pelo ACB, em fevereiro deste ano.
“Nós já havíamos lutado cinco vezes, com quatro vitórias minhas. Só tinha aquela derrota para ele, mas agora está devolvida (risos). Estou muito feliz, vivenciando uma sensação maravilhosa. A galera compareceu, me apoiou do início ao fim, e consegui canalizar essa energia para o lado positivo, não como pressão para vencer. Foi uma ótima noite, e por ter sido no Rio, minha cidade natal, fica ainda mais especial”, comemorou o novo campeão, que contou com apoio maciço vindo da arquibancada.
Festa norte-americana no tatame
Se o Brasil subiu no alto do pódio no primeiro torneio da noite, o concorrido posto na categoria até 85 kg ficou com os Estados Unidos. Josh Hinger brilhou, finalizou todos os seus três adversários e garantiu o título de maneira incontestável. “Essa é a noite mais incrível da minha carreira. Eu adoro a organização, amo lutar no ACB, e este dia ficará para sempre em minha memória”, comemorou Hinger ao receber o cinturão das mãos do presidente do ACB JJ, Zauberk Khasiev.
A avassaladora campanha do norte-americano da equipe Atos começou com um triângulo de mão sobre Isaque Bahiense em pouco mais de um minuto de luta. Na semifinal do GP, ele despachou Hugo Marques com uma guilhotina, também no round inicial. A decisão foi contra Arnaldo Oliveira, e a apresentação de Josh Hinger foi de gala. Já dominando o placar, no quarto round, ele ajustou um gogoplata para arrancar os três tapinhas do brasileiro e fazer a festa no tatame, arrancando aplausos do público.
Vibração da torcida encanta organizadores
Em sua primeira edição na América Latina, a organização do ACB encontrou no Brasil algo que ainda não havia experimentado em seus shows ao redor do mundo. A empolgação dos fãs a cada luta, os cantos de apoio aos brasileiros e até a pressão sobre os estrangeiros contagiaram os russos. Embaixador do evento no Brasil e multicampeão mundial de jiu-jitsu, Braulio Estima revelou as impressões dos organizadores sobre a edição e previu vida longa do ACB no Brasil.
“Tivemos uma noite incrível, um evento de cinco estrelas. Nós trabalhamos arduamente para proporcionar aos fãs e aos lutadores uma experiência diferenciada. Toda a organização está de parabéns! Os russos ficaram encantados com a participação da torcida brasileira, o barulho ensurdecedor na arena. Não temos esse tipo de clima nas arenas pela Europa ou nos Estados Unidos, então foi uma sensação contagiante para eles. Tenho certeza que voltaremos ao Brasil em 2018”, comemorou Braulio, ainda sem confirmar data ou local para o novo show no país.
ACB JJ 7 – Resultados
– Até 75 kg
Primeira Fase
Marcio André venceu Arbi Muradov por decisão unânime
Rodrigo Caporal venceu Marcelo Mafra por decisão dividida
Davi Ramos venceu Luan Carvalho por decisão unânime
Edwin Najmi finalizou Thiago Abreu por triângulo de mão no segundo round
Semifinais
Marcio André venceu Rodrigo Caporal por decisão unânime
Edwin Najmi finalizou Davi Ramos por mata-leão no segundo round
Final
Marcio André venceu Edwin Najmi por decisão unânime
– Até 85 kg
Primeira Fase
Josh Hinger finalizou Isaque Bahiense por triângulo de mão no primeiro round
Hugo Marques venceu Thiago Sá por decisão unânime
Arnaldo Oliveira finalizou Lucas Rocha por guilhotina no primeiro round
Patrick Gaudio venceu Claudio Calasans por decisão unânime
Semifinais
Josh Higner finalizou Hugo Marques por guilhotina no primeiro round
Arnaldo Oliveira finalizou Patrick Gaudio por omoplata no primeiro round
Final
Josh Higner finalizou Arnlado Oliveira por gogoplata no quarto round