Mestre do Combate com selo Gracie de qualidade

0
190

De uma ideia semeada nas experiências de Rickson Gracie, nunca poderia nascer uma competição que fosse contrária aos princípios da mais importante família da arte marcial brasileira. Assim, o Mestre do Combate, que terá seu evento de abertura no dia 22 de novembro, no Vivo Rio (RJ), nasce como um espelho da filosofia Gracie.

Antes mesmo de o gongo soar para decretar o início dos combates, os lutadores já precisarão seguir a risca o princípio Gracie de nunca fazer mal ao próprio corpo. Princípio este criado pelo lendário Carlos Gracie, tio de Rickson, e que culminaria na hoje famosa e adotada em diversas partes do mundo Dieta Gracie. No Mestre do Combate, diferente da maioria dos eventos, a pesagem ocorrerá na noite da luta, medida que afasta os malefícios das alternâncias de peso às vésperas das disputas.

“Perder peso de maneira rápida traz problemas de desidratação, pressão alta e distúrbios cardiovasculares. Além de que a repetição desta prática ao longo do tempo acarreta em problemas psicológicos que deixam o lutador deprimido, cabisbaixo”, disse Gisele Lemos, nutricionista da Confederação Brasileira de Judô. “A perda brusca de peso é muito prejudicial. Com a pesagem na mesma noite da luta, o atleta precisa ser consciente, atencioso e acaba armazenando mais energia para a hora do combate”.

Como o Mestre do Combate é um espelho da vida de Rickson Gracie, somente a vitória interessa. Formato e regras foram criados pra valorizar quem luta pelo nocaute ou finalização. Por isso, o evento contará com um round, o primeiro, de dez minutos sem pausa, seguindo a teoria Gracie de que o combate deve ter o maior tempo possível sem interrupções. Outro detalhe é que um lutador prestes a ser finalizado não poderá ser salvo pelo gongo. Esta medida, somada ao sistema de decisão em caso de não finalização ou nocaute ao final do combate – “Big” John McCarthy (1 voto), o mestre Rickson (1 voto) e o público que acompanha de casa e da arena (1 voto no total) decidem quem triunfa – valoriza a técnica, estratégia e espírito de vitória.

“O round de 10 minutos obriga os atletas desenharem uma estratégia antes da luta que equilibre a energia e a melhor técnica de cada um”, observa Rickson Gracie.

Outra particularidade do Mestre do Combate é a mescla entre o individual e coletivo. Na hora que o famoso juiz “Big” John McCarthy falar o tradicional “Let´s get it on!” para anunciar o início do embate, o individual prevalece com cada lutador a dar o máximo de si. Como um todo, porém, a competição será realizada entre equipes, e cada integrante subirá no ringue para lutar por seus companheiros. Um evento criado por um mestre que sempre valorizou a família e o espírito coletivo não poderia ser diferente.

O calendário do Mestre do Combate engloba nove eventos, e o primeiro deles já tem data e local confirmados: dia 22 de novembro, no Vivo Rio (RJ). Cada evento contará com o confronto entre duas equipes, sendo declarada vencedora aquela que tiver no mínimo três de seus lutadores vitoriosos nos cinco duelos disputados. A equipe vitoriosa se classifica para o evento seguinte e a premiação aumenta conforme os lutadores vão superando seus adversários. Ao todo serão distribuídos R$ 700 mil entre bolsas e prêmios durante a temporada 2012/2013. Os atletas ainda disputam o título de melhor lutador da noite.

Para mais informações, o site do Mestre do Combate (www.mestredocombate.com.br), assim como a página do evento no Facebook (www.facebook.com/MestreDoCombate) já estão no ar. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.