Os triunfos na temporada 2013 do multihomem Gabriel Souto Maior

0
404

Texto – Junior Samurai

Gabriel Souto Maior é um dos faixas-pretas pioneiros no estado do Piauí, e também um dos responsáveis pelo crescimento do esporte por lá. O MEIAGUARDA conversou com o advogado, líder da Aliance Piauí e presidente da FPIJJO. O multihomem falou sobre seu desempenho e da entidade na temporada 2013, preparativos para esse ano e muito mais. Confira:

“Meu objetivo é procurar não concidir a data das competições com as federações de Ceará, Maranhão, Pará e estados vizinhos”.

MEIAGUARDA – Como você avalia seu desempenho nesta temporada?

Gabriel Souto Maior – Como atleta foi bom, apesar de ser sênior lutei bem no adulto e no master, ganhei os estaduais no Piauí e Maranhão, categoria e absoluto, fiquei em terceiro no Mundial da CBJJE porque fraturei o dedo, o que acabou me tirando da competição na semifinal, mas consegui ainda em 2013 lutar o Pan em Fortaleza, onde ganhei na pesadissimo adulto, fechei a final do absoluto master com meu amigo Bruno Leandro, e ainda fui vice na master pesadissimo, fora outras competições locais que tambem ganhei categoria e absoluto. Já como professor ampliei minha equipe, abri uma filial em São Luis com meu amigo Sandro Soares, outra em Floriano com Nilo Carvalho. Ainda recebi meu segundo grau CBJJ das mãos do proprio Alvaro Mansor, enfim batalhei e evolui espero que tudo o que fiz em 2013 sirva de laboratório pra 2014 onde volto definitivamente pra categoria adulto com força total.

Você chegou entre os três melhores do Ranking MEIAGUARDA Master, o que faltou para ser o melhor do ano?

Acredito que não tive oportunidade de estar competindo frequentemente nos eventos que contaram pontos para o Ranking, isso com certeza foi um diferencial a favor do 1º e 2º colocados, sendo que esse ano vai ser diferente.

Qual a importância do Ranking MEIAGUARDA para um atleta?

Ajuda na divulgação do trabalho, reconhecimento do atleta frente aos proprios competidores, e sem duvida credibilidade para com os patrocinadores.

Você também é presidente da FPIJJO. Qual a avaliação que você faz dos eventos realizados por sua entidade?

Temos que melhorar muito, mais demos um grande passo esse ano, capacitamos mais de 20 árbitros e 30 mesários nos cursos da CBJJ e CBJJE, além de termos cumprido todo nosso calendaáio, sempre com estrutura de três áreas oficiais, placares eletrônicos de 32 polegadas, conseguimos o bolsa atleta federal para um de nossos filiados o que realmente significa uma grande vitória. Esse ano foi realizado duas competições no interior do estado, uma ao norte na cidade de Pedro II e outra em Floriano, competições que entraram para o calendario oficial e com força de etapa do estadual. Também participamos com a seleção piauiense do Open Ceará Internacional, do Panamericano, além de outras, sempre com transporte gratuito para os atletas filiados. Acredito que demos um salto de qualidade, minimizamos os erros e apreendemos muito para 2014 entramos com chave de ouro.

Qual o principal avanço da FPIJJO em 2013?

Com certeza o bolsa atleta federal. Esse estreitamento com o Ministério dos Esportes é importante, proporcionar oportunidade para o atleta é o nosso objetivo principal.

O que pode ser aprimorado para 2014?

O relacionamento da federação com as demais entidades, a filiação de todas as equipes seria uma grande melhora.

Já preparou o calendário?

O calendário já esta quase finalizado, ainda esse mês me reuno com as federações do Maranhão e Pará para definirmos o Norte/Nordeste desse ano que provavelmente será em São Luis, e outros detalhes de participação conjunta, ai sim divulgaremos o calendário.

Gostaria de agradecer alguém?

Agradecer a todas as equipes e atletas filiados a entidade, a todos professores que voluntariamente ajudam nossa modalidade a evoluir em nosso estado.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.