Sem temer a perigos, nem ruínas, Tiago Marques conquistou 12º medalha seguida na CBJJ

0
93

Texto – Junior Samurai

Com espírito de gladiador, Tiago Marques conquistou mais uma medalha no último Campeonato Brasileiro CBJJ. O feito aumentou para 12 sua coleção de medalhas só em competições oficiais pela maior entidade do Jiu-Jitsu brasileiro. Vale destacar que foram na sequência, ou seja, nunca deixou de subir ao pódio em nenhum torneio da CBJJ que disputou.

No bate-papo com o MEIAGUARDA, Tiago comentou a sensação de subir tantas vezes no pódio, as lições que aprendeu e como lida com os infortúnios nas áreas de luta. Confira:

MEIAGUARDA – Qual a sensação de conquistar 12 medalhas em campeonatos da maior entidade do Jiu-Jitsu?

Tiago Marques – A sensação é que quando penso que estou próximo à uma aposentadoria nas competições de alto nível descubro que agora que comecei (risos). Estou muito feliz e motivado à cada competição que participo da CBJJ e IBJJF, por ver que estou encarando sempre os melhores e fazendo frente. Ainda tenho muito pra aprender e espero deixar esse quadro de medalhas mais dourado.

Qual a maior lição que você aprendeu com essas 12 medalhas?

Que podemos realizar todos os nossos sonhos. Acredite e dê o seu melhor que Deus abençoa. Muitos irão tentar lhe fazer desistir, inclusive dizer que você não tem futuro, mas dê ouvidos realmente à quem merece sua consideração e que você sabe que se trata de amigos verdadeiros.

Como foi sua trajetória no último Brasileiro CBJJ?

Foram três lutas duríssimas. Enfrentei atletas que estão na luta há muitos anos e sempre nos pódios dos maiores eventos do Jiu-Jitsu. A final foi um lutaço contra meu adversário e amigo Bruno Cesar(Nova União).

Como você lida com a derrota, quando a medalha de ouro não vem?

Tranquilo. Claro que ninguém gosta de perder, mas o importante é você aprender com os erros e saber que deu o seu melhor. Às vezes, uma medalha de bronze chega à ter um gostinho de ouro. Cada conquista tem o seu valor e só devemos tirar o proveito de cada uma delas.

Você acha que mudou algo no Jiu- Jitsu de dez anos atrás para o Jiu-Jitsu atual?

Com certeza. Não precisa nem de dez anos pra gente ver o quanto o Jiu-Jitsu evoluiu. O que mudou principalmente é que passaram à focar mais no complicado, do que no básico e eficiente. Quero ver como alguns irão praticar as mesmas posições quando não tiverem mais a mesma forma física atual. Temos que continuar evoluindo sim, desde que não esqueçamos que o principal será sempre os fundamentos para que possamos ter vinda longa dentro do esporte.

Agradeça quem você quiser

Agradeço à Deus acima de tudo, por estar me abençoando tanto e colocando pessoas em minha vida que são como anjos (Mestres, amigos, alunos, família e todos que me acompanham e torcem por mim). Agradecer em especial aos meus patrocinadores que acreditam no meu trabalho e investem em mim.. Fortaleza Esporte Clube, Sócio Leões do Pici, Nossa Lavanderia, Loja Mundo da Luta e Vip Veículos. E ao Site Meia-Guarda por contribuir com o crescimento do nosso esporte. Oss

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.