Tiago Marques e o dia de Davi x Golias no Pan da CBLP

0
112

Texto – Junior Samurai
Foto – Arquivo pessoal

Desde que você se entende por gente, você escuta falar da clássica batalha entre o pequeno Davi contra o gigante Golias. Não é?

E no Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu Profissional realizado no último fim de semana, no ginásio Paulo Sarasate, ocorreu uma contenda que lembrou e muito o duelo bíblico. O peso galo Tiago Marques encarou o peso pesado Roniedson Andrade no absoluto master e mostrou disposição e raça contra um oponente ameaçador. “Aceitei lutar no absoluto livre mesmo enfrentando atletas muito mais pesados do que eu, porque queria tanto ajudar meus amigos de equipe como também queria fazer um protesto para que no próximo campeonato abram uma categoria até 75 kg também, para dar chances aos mais leves assim como nas outras faixas”, reivindicou o lutador, que descreve como foi o percurso nas áreas de luta.

“Não foi como eu planejei, porque gostaria de ter mostrado um pouco de Jiu-Jitsu que sei à todos que me incentivaram à lutar novamente aqui em Fortaleza depois de 8 anos lutando competições fora. Lutei o absoluto livre da faixa preta/Master onde enfrentei o atual campeão mundial da CBLP, Roniedson Andrade. Comecei ganhando a luta com uma queda e tava começando a colocar a estratégia que montei em prática, mas infelizmente numa tentativa de pegar as costas acabei machucando a costela e ainda tentei continuar na batalha, mas realmente não consegui mais me movimentar e sentia muitas dores. Acabei tendo que abandonar a luta”, contou o atleta da MG, que mesmo contundido voltou a competir no dia seguinte.

“Depois de uma noite inteira de tratamento para tentar ter condições de lutar na categoria, fiz todo o sacrifício para não ficar de fora da festa e na hora da luta meu adversário acabou me colocando na guarda fechada e ficou apertando minhas costelas com as próprias pernas. Pensei em desistir do combate, porque não estava mais sequer conseguindo respirar, mas sempre me vinha na cabeça que eu não poderia desistir e que deveria pelo menos ser guerreiro e continuar na luta até o final. Acabei perdendo nas vantagens, mas saí com aquele ar de dever cumprido”, disse o combatente, que comprovou o que sempre Helio Gracie propagou, que o Jiu-Jitsu é para o mais fraco.

“É por aí, até porque muita gente não acreditava que eu pudesse lutar contra um cara tão pesado, mas provei que com uma boa estratégia e usando as armas certas dá pra fazer uma graça. Pena não ter conseguido continuar na luta e comprovar melhor isso, mas acho que deu pra mostrar um pouco disso que o grande mestre Helio Gracie comentou”, falou o boa praça, que tem conquistados inúmeros títulos fora do estado. Só nesta temporada foram mais de dez medalhas.

“Tenho competido muito fora do estado, e chegado ao pódio em vários torneios. Hoje, graças a Deus, colho os frutos de tantos anos de batalha. Tenho o apoio de alguns patrocinadores fixos (Fortaleza Esporte Clube, Loja Mundo da luta, Vip Veículos) e outros que sempre chegam junto quando estou prestes à competir. Mas já passei por poucas e boas para chegar até aqui. Vendia minhas coisas, fazia rifa, só faltava implorar por um patrocínio, (risos). Hoje a coisa está bem melhor para quem está começando no esporte, porque a imagem está aos poucos chegando onde queremos e merecemos”, declarou a fera, que é um faixa-preta sábio, que não joga comentários inúteis ao vento e deixou uma dica valiosa para o praticante iniciante na arte suave.

“Jamais desista. Acredite sempre nos seus sonhos e abra mão do que for preciso para atingir seus objetivos. Se quer tanto uma coisa, então faça o que tiver que fazer para atingir o alvo. Como diz aquela música: “Nunca deixem que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem…” Corra atrás e não dê ouvidos à pessoas que não tem a mesma coragem que você de lutar pelos sonhos que se tem. Ah! E jamais esquecer de ouvir os mais experientes, seus mestres e amigos de treinos, saber aceitar as críticas, NUNCA parar de treinar, e o mais importante… Humildade sempre”, ensinou o casca-grossa.

“Queria agradecer à todos que acreditam no meu trabalho e torcem por mim. Agradeço aos meus mestres e parceiros de treinos por tudo que fazem e sempre fizeram pra me ensinar não somente as técnicas, mas principalmente o verdadeiro sentido do que é ser um lutador. Mas não poderia de deixar de agradecer à DEUS, porque ele é responsável por tudo de bom que tem acontecido na minha vida dentro e fora dos tatames. E agradeço finalmente ao site Meiaguarda pelo espaço e por abrir espaço para nós atletas que tanto precisamos para divulgar nossos trabalhos. Abração à todos e bons treinos! Oss”.

LEAVE A REPLY

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.